16 dez, 2020

Por Gilda Palhares

A sessão vai começar!

“Spotlight – Segredos Revelados”

Este é o mês do Oscar! O filme que vamos conversar nessa sessão foi indicado em seis categorias, incluindo melhor filme e diretor. Dirigido por Tom McCarthy e baseado em uma história real, “Spotlight – Segredos Revelados” mostra o trabalho de uma equipe de repórteres especiais do jornal “The Boston Globe”, que investiga um escândalo na Igreja Católica em Boston. A equipe do “Spotlight” é gerenciada por Walter Robinson (Michael Keaton) e composta pelos jornalistas Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams), Mike Rezendes (Mark Ruffalo) e Matt Carroll (Brian d’Arcy).

O que vamos analisar nesse filme são as características das Equipes de Alto Desempenho por meio do conceito PERFORM, que foi desenvolvido pelo especialista americano em Gestão e Liderança, Ken Blanchard (coautor do best-seller internacional “Gestor-Minuto”, com Spencer Johnson).

Para Blanchard, uma equipe se compõe de duas ou mais pessoas que se juntam com um objetivo comum, e que são mutuamente responsáveis pelos resultados. A pergunta seria, então, qual é a diferença de uma Equipe para uma Equipe de Alto Desempenho?

Blanchard identificou sete características específicas em todas as equipes de alto desempenho. Criou o modelo PERFORM para elaborar o conceito. Abaixo, segue a descrição do conceito:

P – PURPOS & VALUES – OBJETIVO E VALORES
É necessário ter o mesmo objetivo e um conjunto comum de valores. Objetivo e Valores é o que mantém uma equipe unida formando a base para as equipes de alto desempenho.

E – EMPOWERMENT – DELEGAÇÃO DE PODERES
É necessário ter autonomia para agir, para tomar decisões e fazer escolhas. A equipe possui as competências que precisam para desenvolver o trabalho ou pelo menos sabe onde ir buscá-las.

R–RELATIONSHIP & COMMUNICATION – RELAÇÕES INTERPESSOAIS E COMUNICAÇÃO
A equipe esta empenhada na comunicação aberta. Existe respeito e interesse nos outros. Ouvir é considerado tão importante quanto falar. As diferenças são valorizadas e são fonte de criatividade gerando novas possibilidades.

F – FLEXIBILITY – FLEXIBILIDADE
Uma equipe com as características acima mencionadas é flexível, respeita a opinião dos demais, adapta-se a diversidade, pois os seus membros sabem colocar-se no lugar do outro.

O – OPTIMAL PRODUCTIVITY– PRODUTIVIDADE
Geram resultados extraordinários. Cumprem prazos, alcançamos objetivos, a responsabilidade é compartilhada e aspiram uma melhoria.

R – RECOGNITION – RECONHECIMENTO
Uma equipe com alto desempenho recebe feedback constante. O reconhecimento é uma forma poderosa de motivar e de melhorar o desempenho. Tanto o reconhecimento pessoal quanto o da equipe são importantes. 

M – MORALE – MORAL
A moral é o resultado de todas as características acima descritas. Se outros elementos da PERFORM estão bem sustentados, a moral é alta. Cada membro sente que forma parte de algo maior, mais abrangente, gerando otimismo e confiança.

No filme “Spotlight” é possível identificar cada elemento do acrônimo PERFORM. Começando com o primeiro elemento, pois os quatro membros da equipe compartilhavam o mesmo conjunto de valores com o propósito comum de trazer a verdade à tona. Eles tinham poderes para executar o trabalho, um ótimo relacionamento e uma comunicação clara. Eram flexíveis, pois podiam alterar os planos quando necessário. A responsabilidade era compartilhada gerando produtividade. O reconhecimento e apoio mútuo era visível e, consequentemente, a moral era elevada.

A título de curiosidade, a equipe verdadeira do “Spotlight” ganhou o Prêmio Pulitzer, em 2002 – título mais importante concedido ao jornalismo norte-americano pela Universidade de Columbia. PERFORM em ação!

E o Oscar vai para…  Só saberemos no domingo à noite! Qual a sua aposta?

Até a próxima sessão.