16 dez, 2020

Por Denise Barcelos

Tomar colágeno faz bem para pele?

Esta é uma dúvida quase que diária no meu dia a dia! O colágeno é um dos principais componentes da pele. Ele fica na derme, camada que da sustentação e sua perda gradativa, traz como uma das  consequências, a flacidez .

Existem vários fatores que aceleram a degradação de colágeno além da degradação natural diária por causas genéticas, como o sol, o cigarro, o consumo exagerado de álcool, os exercícios físicos (principalmente corrida de forma exagerada) e, na minha opinião, a má alimentação também acelera este processo.

Não estou me referindo aquelas pessoas que se alimentam  só de “junk food”, mesmo pessoas com alimentação correta e equilibrada podem ter baixa ingestão de nutrientes, ou seja,  nutrição insuficiente para produção de um colágeno de boa qualidade. Não adianta gastar muito dinheiro com procedimentos de última geração, se do ponto de vista nutricional você não ingere a quantidade adequada de nutrientes para produzir um colágeno de boa qualidade. Talvez esta seja a diferença para resultados diferentes nos procedimentos.

Há pessoas que respondem maravilhosamente bem a alguns procedimentos e a outros não. Então, sou a favor sim de prescrever colágeno, mas alerto que aquele colágeno em pó, tão simples, vendido em qualquer loja de produtos naturais e que poderia servir, infelizmente não funcionam, pois para que ele seja absorvido, são necessários substratos que permitam sua absorção. Existem vários colágenos industrializados nacionais e importados, além do famoso silício orgânico (principal “construtor” de colágeno) que são super importantes na rotina de beleza e funcionam, a longa prazo, como verdadeiros “liftings orais”, protegendo e restaurando a pele!