17 dez, 2020

Por Regina Martelli

Casual Friday

A prática do “Casual Friday” começou nos Estados Unidos, no final da década de 80, como um meio de diminuir o stress dos funcionários e estimular a produtividade. A ideia é que, às sextas-feiras, as pessoas tenham mais liberdade e conforto no vestir, usando peças menos formais. Aqui no Brasil, algumas empresas aderiram a essa ideia, já outras preferem o casual Day, isto é, a informalidade é determinada em um dia qualquer da semana. Seja qual for o tipo de “casual” escolhido pela empresa, o fato é que essa palavra não significa que a pessoa vá trabalhar desarrumada ou com cara de quem está chegando da praia ou da piscina. Nada de chegar ao trabalho de bermudas, camisetas regata, havaianas, short, minissaia ou vestidos em geral ou com qualquer item mais apropriado para um fim de semana num resort.

Para os rapazes, o jeans – sem desfiados ou rasgões – ou uma calça de gabardine cáqui com uma camisa esportiva ou uma polo são boas apostas. O tênis é aceitável, desde que seja discreto, com solado baixo, o chamado sapatênis.

E para as moças, as roupas podem ser mais descontraídas do que o terninho, a calça ou a camisa masculina que costumam usar, desde que não sejam substituídos por minivestidos, saias ou macacão curtinhos, nem sandália rasteira. E para ambos os sexos: não vestir camisetas com frases humorísticas, nem de clubes de futebol. Ou seja, roupa informal, mas com bom senso.

Consulte sempre o código de vestimenta de sua empresa, e tire dúvidas sobre as sextas-feiras.