20 dez, 2020

Por Angela Vega

Leveza para começar o ano

Em dezembro, tive a oportunidade de ouvir o audiolivro “The gentle art of swedish death cleaning” que, em tradução livre seria “a suave arte sueca da limpeza da morte”.

A autora Margareta Magnusson, artista sueca, entre 80 e 100 anos, como ela se define, apresenta o döstadning, onde dö significa “morte” e städning significa “limpeza”. Na Suécia, essa palavra se refere ao processo de remover coisas desnecessárias tornando sua casa confortável e ordenada, quando você avalia que seu tempo de deixar o planeta está chegando.

A autora passou por essa experiência de desfazer-se dos objetos de seus pais e marido. E decidiu descrever no livro uma forma de lidar antecipadamente com os objetos pessoais para dar menos trabalho quando morrermos.

O processo pode ser realizado em qualquer fase da vida, até porque não sabemos quando partiremos.

Nesse momento em que estamos iniciando o ano, podemos aproveitar essa ideia para rever nossos pertences, avaliando o que podemos descartar para nos tornarmos mais “leves” com o propósito de alcançar o que queremos em 2020. Arrumando o externo, por reflexão, arrumamos também o interno. O macro no micro.

Margareta recomenda começar avaliando as coisas guardadas, estocadas, identificando o que pode ser descartado. Às vezes, podemos nos dar conta de que nem nos lembrávamos daqueles objetos.

É importante dispor de tempo para avaliá-los, lembrando suas histórias e então, decidir dispensá-los ou não.

No processo de life coaching, recomendamos avaliar os objetos, separando-os em 2 pilhas: o que gosto e o que não gosto. Descartamos a pilha do “não gosto” e da pilha “gosto” fazemos outra seleção: o que eu gosto e o que eu adoro. E mantemos somente a pilha do “eu adoro”.

Marie Kondo, consultora de organização, ensina o método de “sentir” o objeto para verificar se ele traz alegria. Se não trouxer, descarte-o.

Tanto Marie Kondo quanto Margareta não recomendam começar com fotografias, cartas ou papéis relacionados a memórias. Elas nos prenderão e impedirão que o processo de limpeza continue.

O que você precisa para iniciar seu processo de limpeza?

«A única coisa de que podemos ter a certeza é que só a morte é certa, para todos, sem exceção. Mas, antes que ela aconteça, podemos tentar fazer quase tudo.»

 

Fontes: The Gentle Art of Swedish Death Cleaning: How to Free Yourself and Your Family From a Lifetime of Clutter. Margareta Magnusson. Scribner

A mágica da arrumação. Marie Kondo. Ed. Sextante