20 dez, 2020

Por Angela Vega

Tempos de revisão – Para mudar o mundo

Nossos pensamentos comandam nossas ações, despertam nossos sentimentos e criam realidade. Essa frase soa como algo místico e esotérico, mas não é. Para que algum projeto se concretize, primeiro é preciso existir um pensamento. É na nossa mente, na forma de pensamentos que tudo começa e, se decidirmos ir em frente, seguiremos para o planejamento e para a execução.

Entramos em fase de revisão. O mês de dezembro, por ser o último do ano, nos traz essa reflexão sobre o que planejamos fazer (em janeiro) e o que efetivamente fizemos durante o ano. E, nesse balanço, podemos decidir o que vamos buscar no próximo ano.

Como a mudança começa em cada um de nós, e o que pensamos e falamos termina por nos definir, proponho desenvolver uma atenção para nossas palavras e pensamentos em 2020.

Estava assistindo uma aula com Leila Ferreira (jornalista e escritora) sobre a arte de conviver e ela falava da necessidade de restaurar a gentileza em nossas vidas e sobre estarmos vivendo uma epidemia de falta de educação. Citou uma frase de P. M. Forni, professor e estudioso da civilidade (viver em sociedade), na qual ele afirma: “Achar que gentileza é algo supérfluo é miopia. Gentileza é qualidade de vida (…) ser mal-educado e autocentrado é suicídio social.”

Estamos ocupados (fisicamente e virtualmente), e na maioria das vezes, não percebemos como pequenos atos de gentileza iluminam nossas vidas e as dos outros.

Em um evento nos anos 1990, o facilitador perguntou como tratávamos os vigilantes que nos recebiam a cada manhã no trabalho. E eu me dei conta de que passava por eles como se fossem parte da estrutura do prédio. Daquele evento em diante, escolhi desejar bom dia a todos.

Quem já correu ou caminhou comigo na rua, sabe que cumprimento várias pessoas conhecidas ou desconhecidas. E se elas não responderem, me perguntam. Eu digo que a minha parte é oferecer o bom dia. Já a resposta, eu não controlo. E me lembro da frase de William James que diz “o pássaro não canta porque está feliz, ele está feliz porque canta.”

Para cultivar a gentileza, podemos começar com gestos aparentemente simples como dar bom dia, pedir desculpas, usar “por favor”, dar passagem no trânsito ou na rua, ceder o assento (por opção não por obrigação), abrir a porta, segurar a porta do elevador, entre tantos outros.

E, depois, poder dar passos maiores para abraçar as pessoas, ouvir a resposta do “como vai?”, dar respostas diferentes de “tudo bem”…

Minha amiga Isa Ferreira, observadora do mundo, escreveu uma coletânea em que ela oferece lembretes sobre boas maneiras, educação doméstica, higiene e saúde, e crescimento pessoal. O Projeto Semeando é o legado dela para um mundo melhor.

Qual é o seu legado?

Como seria escolher a gentileza em 2020?

Quais ações você pode incluir no seu dia a dia?

Referência:

Projeto Semeando – https://livrosemeando.wordpress.com/

Livro na íntegra – https://www.facebook.com/livroSemeando/

Imagem: Gerd Altmann por Pixabay