21 dez, 2020

Por Beth Accurso

O Lado Bom do Trabalho

Estamos acostumados a pensar nos lados bons do trabalho puramente em termos de dinheiro e status e tendemos a esquecer os muitos outros benefícios que ele – mesmo que modesto – pode nos trazer. Conversamos com um grupo diversificado de pessoas em seus trabalhos, para extrair alguns benefícios independentes do ganho puramente material.

  1. Ajudar a Humanidade

Queremos ajudar os outros; um prazer básico do trabalho é a noção de que podemos melhorar a vida daqueles ao nosso redor. O mais surpreendente é o quanto pode ser gratificante tornar as coisas melhores para as outras pessoas. O termo “ajudar a humanidade” sugere que alguém pode estar envolvido com medicina avançada ou redução de dívidas, mas em uma lojinha em Birmingham, um jornaleiro está levando todo dia – de pequenas maneiras – ajuda a quem cruza seu caminho.

  1. Identidade

Saber que trabalho realizar é uma das perguntas mais difíceis que qualquer jovem precisa responder. Idealmente, o encaixe entre um trabalho e a personalidade da pessoa traz à tona a melhor versão de si mesma. O trabalho é um caminho para a identidade.

  1. Sociabilidade

O trabalho oferece uma estrutura onde podemos encontrar alguns dos melhores lados de outros seres humanos. O contato é limitado e o código de comportamento profissional estabelece que as exigências que fazemos uns aos outros são menos desafiadoras do que na vida pessoal. Em seu táxi, uma jovem liberiana experimenta uma libertação de algumas regras rígidas de sua sociedade.

  1. Controle

O mundo geralmente resiste a nosso desejo de impor nossa vontade sobre ele, mas, no trabalho, podemos nos tornar os mestres das coisas – em uma arena limitada. Em suas terras, um fazendeiro em Yorkshire exerce seu domínio benigno sobre os animais e a natureza.

  1. Um Eu Melhor

Idealmente, o trabalho nos convida a criar coisas que são um destilado de algumas de nossas melhores qualidades: nossa paciência, inteligência ou criatividade. Isso não precisa significar uma grande arte ou ciência. Em uma pequena loja em Accra, Gana, uma estilista põe o melhor de si nas roupas para suas clientes.

  1. Significado 

Um trabalho se torna significativo quando aumenta o prazer ou diminui a dor de outro ser humano. Um neurocirurgião do Texas reconhece o privilégio de ter um dos trabalhos mais significativos que existem.

Enquanto isso, na Mongólia, uma arquiteta se orgulha de ajudar sua sociedade a fazer a transição de uma vida nômade para uma fixa e urbana:

  1. Dignidade

Com um trabalho para chamar de nosso, podemos desfrutar de um pouco de dignidade. Podemos ser respeitados por nossa comunidade, conseguimos contribuir para a vida dos outros, temos uma função. Estas são algumas das satisfações na vida muito árdua de um padeiro de Mali – e de um pastor de gado em Camarões.

  1. Crescimento

É suportável trabalhar muito, desde que nossa inteligência esteja envolvida e nossas faculdades sejam exercitadas, desde que tenhamos a sensação de que estamos crescendo.

 

FonteTexto: The Book of Life