09 fev, 2021

Por Beth Accurso

Mudança cultural é fundamental para a transformação digital

Com as demandas inéditas impostas pela pandemia, a necessidade se tornou ainda mais explícita.

Um estudo da IDC Brasil mostrou que 42% das empresas têm a intenção de iniciar o processo de transformação digital até 2021. Com as demandas inéditas impostas pela pandemia, a necessidade se tornou ainda mais explícita. Empresas que já haviam iniciado o processo de transformação estão vencendo os desafios desse período com mais tranquilidade, enquanto outras perceberam que estão atrasadas e não podem continuar esperando.

Para aqueles que estão começando, é importante salientar que a mudança cultural é mandatória para o sucesso da transformação digital. Isso inclui toda organização, mas a liderança tem papel fundamental nessa jornada. Nada mudará em uma empresa antes do primeiro passo do líder e é papel dele incorporar na cultura interna que a verdadeira transformação vai além de novas tecnologias e envolve, também, novas formas de agir para inovar, obter melhores resultados e garantir o sucesso do negócio.

Muito se fala sobre a transformação digital e a necessidade iminente de que ela aconteça o mais rápido possível para sobrevivência dos negócios. Em um mundo cada vez mais digital, com novas demandas e mudanças contínuas, é mandatório que as organizações atuem o quanto antes para se manterem relevantes e competitivas no mercado. Aquelas que não passarem pela transformação digital, já sabemos, ficarão para trás. A questão, agora, é aceitar os desafios, colocar em prática a ampla adoção de novas tecnologias e implementar novos modelos de operar o negócio.

O caminho para uma verdadeira transformação digital inclui etapas fundamentais e interligadas que devem nortear toda a caminhada. A principal delas, sem dúvidas, é a mudança cultural das organizações. A máxima “não se mexe em time que está ganhando”, aqui, não é verdadeira. Ainda que os objetivos de negócio sejam contemplados, é preciso pensar a longo prazo e a transformação digital – e cultural – tem papel fundamental nisso. São as novas ideias que viabilizam resultados antes inimagináveis. Podemos pensar em um passado não tão distante, em que ter acesso a serviços financeiros, transporte e toda uma gama de entretenimento na palma da mão, com um smartphone, era inimaginável. O fato é: o que hoje parece impossível, amanhã será uma realidade.

As empresas precisam estar prontas e, para isso, o indicado é estimular a inovação a todo momento para criar serviços e plataformas que atendam às necessidades dos clientes finais antes mesmo que eles as reconheçam. Lideranças empenhadas em fazer a diferença e times engajados conseguem melhores respostas para problemas do dia a dia de milhões de pessoas, chegando a novos serviços e produtos. Isso só é possível com uma verdadeira mudança cultural que inclui novas habilidades e atitudes que considero imprescindíveis:

Inovação

Pensar em formas inovadoras para entregar serviços e soluções de qualidade a um baixo custo e que antecipem as demandas dos clientes.

Visão tecnológica

Adotar amplamente tecnologias que aprimorem a operação, tragam mais eficiência, proporcionem redução de custos e melhorem os resultados.

Motivar novas ideias

Estimular novas ideias que façam a diferença no mercado por meio de produtos e serviços de impacto.

Adaptabilidade

Entender a necessidade contínua de adaptar os negócios para as novas demandas da sociedade.

Cliente no centro de tudo

Fomentar esse modelo, guiando as estratégias de todos os times sempre tendo como base as necessidades e desafios dos clientes. Líderes e times que contemplem essas características estimulam o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias disruptivas. Esse é o início da mudança cultural, necessária para que a transformação digital deixe de ser apenas um planejamento. A hora de mudar é agora e o primeiro passo é dos líderes.

 

 

Fonte: https://itforum.com.br/noticias/mudanca-cultural-e-fundamental-para-a-transformacao-digital-dicas/