29 jun, 2023

Por Gilberto Ururahy

Exercícios se mostram eficientes contra ansiedade e depressão entre jovens

Prática regular de atividade física se confirma, mais uma vez, como o melhor “remédio” para a saúde

Novo estudo publicado na revista científica Frontiers in Psychiatry a partir de pesquisa da Universidade Normal de Hunan, na China, aponta a prática de exercícios físicos como o mais efetivo para sintomas de ansiedade e depressão em jovens. A partir da comparação de 41 publicações, avaliou-se quase 5 mil pessoas, entre 15 e 24 anos, de dez países diferentes.

Os especialistas concluem que qualquer exercício apresenta um resultado positivo na redução da ansiedade em jovens. Porém, entre os mais eficientes estão os de resistência, seguidos por aeróbicos e exercícios para o tronco.

A efetividade dos exercícios tende a ser maior quando praticados de 3 a 4 vezes na semana, com duração média de 30 a 60 minutos. O programa de treino desenvolvido por seis semanas é o que mais apresentou boas respostas contra sintomas de depressão e ansiedade entre os adolescentes. Isso ocorre porque fazer exercícios aumenta a produção de neurotransmissores, como dopamina, noradrenalina e serotonina, que aumentam a sensação de prazer, além de regular funções como o sono e o apetite.

Mas para além dos jovens, os exercícios físicos são altamente indicados em todas as idades, não apenas para saúde mental, mas como para prevenir uma série de doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto principal fator de risco de morte em todo o mundo. Pesquisa de recente mostrou que o sedentarismo mata mais que o tabagismo.

A ausência de exercícios físicos regulares é um perigoso hábito de vida, que hoje se observa desde crianças até os mais idosos, porque o sedentarismo está relacionado às diversas doenças crônicas, como diabetes, pressão alta, doenças do coração, osteoporose, que aparecem cada vez mais cedo na população.

A atividade física regular proporciona vários benefícios à saúde e melhora na qualidade de vida, como aumento de bem-estar, melhora na qualidade do sono, da libido e nas defesas do organismo. Durante a pandemia, ficou constatado que reagiu melhor à doença quem tinha o hábito de se exercitar incorporado ao seu cotidiano.

Fazer exercícios físicos regulares é apenas uma das vertentes na busca por um estilo de vida saudável para todos. Soma-se a eles a realização de exames médicos periódicos, alimentação equilibrada, sono reparador, distância do tabagismo e das bebidas alcoólicas como a melhor “vacina” para o bem viver e para se atingir a longevidade com autonomia.

A aversão ao ambiente das academias de ginástica é usada recorrentemente para justificar o sedentarismo. Mas o fato é que nossa cidade é um convite à prática de exercícios ao ar livre! Andar de bicicleta, correr, nadar, fazer musculação, jogar beach tênis ou vôlei de praia… são muitos os esportes que podem ser praticados no Rio, todos de graça!

Saúde é prevenção!

Imagem: Shutterstock