14 set, 2023

Por Gilberto Ururahy

Dia Nacional de Combate ao Fumo: os benefícios de se largar o cigarro

Independente da idade ou do quanto se fume, sempre haverá vantagens em se abandonar o tabagismo

No último dia 29 de agosto celebrou-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo a Organização Pan-Americanada Saúde (OPAS), o tabagismo é uma das maiores ameaças mundiais à saúde pública, sendo responsável pela morte de mais de oito milhões de pessoas ao ano (1,2 milhão por fumo passivo).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como um mal crônico causado pela dependência da nicotina e associado a pelo menos 50 doenças, incluindo diferentes tipos de câncer, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, problemas respiratórios (como a doença pulmonar obstrutiva crônica, DPOC), disfunção erétil, entre outras.

Para ter uma ideia do risco de adoecer ao fumar, um cigarro comum contém diferentes substâncias tóxicas, como solventes, ácidos, metais pesados e materiais radiativos, em maior quantidade amônia, naftalina, arsênico, butano eacetato. E, de acordo, com o Ministério da Saúde, os cigarros eletrônicos – encontrados facilmente no comércio,apesar de proibidos pela Anvisa no Brasil – também contêm produtos cancerígenos e, ademais, causam sérios danos ao pulmão e ao coração.

No entanto, a boa notícia é que nunca é tarde para deixar o vício da nicotina. Os benefícios à saúde podem ser imediatos. Em apenas 20 minutos, por exemplo, o ritmo cardíaco e a pressão arterial baixam. Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal. De duas a 12 semanas, a circulação sanguínea e a função pulmonar aumentam. Entre um e nove meses, a tosse e a falta de ar diminuem. No período após um ano, o risco de ter doença coronariana reduz à metade (em relação a um fumante). A partir de cinco anos, livre do tabagismo, o risco de sofrer um acidente vascular cerebral é igual ao de um não fumante. Em dez anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade em relação a um fumante e o de canceres de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui. Alcançados 15 anos longe do cigarro, o risco de sofrer doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante.

Mesmo quem tem doença por tabagismo se beneficia, se largar o vício. Se o fizer por volta dos 30 anos de idade, ganha-se quase uma década em expectativa de vida. Se abandonar o cigarro aos 40, são nove anos a mais em expectativa de vida. Aos 50, ganha-se seis anos em expectativa de vida. E dez anos depois, aos 60, ganha-se três anos em expectativa de vida. Até mesmo os que já sofreram ataque cardíaco se beneficiam ao largar o cigarro: quem para de fumar, reduz em 50% as chances de ter outro infarto. Além disso, o tabagismo está relacionado a 20 tipos ou subtipos de cânceres e é um dos principais fatores de para graves doenças crônicas cardiovasculares e pulmonares.

No check-up médico anual é possível detectar se o cliente tem alguma doença relacionada ao tabagismo. A Med-RioCheck-up criou um conceito inovador para o check-up médico, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

Med-Rio Check-up oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.  Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração, utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Imagem: Shutterstock/Reprodução