22 set, 2023

Por Gilberto Ururahy

HPV: o que é o vírus e como se prevenir?

Estima-se entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas pelo HPV no Brasil

Três letras que sintetizam uma das maiores preocupações em saúde: HPV (sigla em inglês para papilomavírushumano). Estima-se entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas pelo HPV no Brasil, com 700 mil novos casos de infecção por ano.Transmitido por via sexual no contato com a pele ou mucosa infectadas, alguns tipos de HPV estão estão associados à formação de verrugas anogenitais (área genital e ânus) e a diferentes cânceres, como o de colo do útero, vagina, vulva, pênis e parte posterior da garganta.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo do útero é o terceiro mais incidente entre mulheres. Para 2023, foram estimados 17.010 casos novos. Ainda de acordo com o INCA, a infecção pelo HPV é muito frequente, mas na maioria das situações desaparece naturalmente. Porém, em certas condições, o contágio é por um tipo capaz de causar câncer; que começa com lesões que podem ser prevenidas e eliminadas.

O câncer de colo do útero, por exemplo, tem como principal causa a infecção pelo vírus HPV. Por isso, é essencial fazer o check-up anual e manter a caderneta de vacinação atualizada. E a imunização preventiva contra o HPV deve ser feita antes do início da vida sexual. No check-up, os resultados do Papanicolau (estudo das células do colo uterino) e da colposcopia podem indicar a necessidade de biópsia. Para o diagnóstico, outros exames podem ser indicados, como ultrassonografia transvaginal, vulvoscopia e de sangue.

Há três vacinas contra o HPV aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que protegem contra os tipos de maior risco (16 e 18). As quadrivalente e nonavalente protegem ainda contra os HPV de baixo risco(6 e 11), associados a 90% das verrugas. A nonavalente cria também defesa contra outros tipos de alto risco (31, 33,45, 52 e 58), relacionados a 20% dos casos de câncer de colo do útero. O SUS aplica a quadrivalente, aprovada para mulheres entre 9 e 45 anos e homens entre 9 e 26 anos. Meninas e meninos de 9 a 14 anos podem tomar gratuitamente. O check-up médico é o momento ideal para obter as informações necessárias sobre a vacinação.

A realização do check-up médico anual e a vacinação de crianças e adultos são as melhores medidas preventivas. A Med-Rio Check-up criou um conceito inovador para o check-up médico, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas.

A clínica oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta iniciativas para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A Med-Rio Check-up conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração, utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas edicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Saúde é prevenção!

Imagem: Shutterstock/Reprodução