27 out, 2023

Por Gilberto Ururahy

Caminhada silenciosa: por que ela virou moda no mundo?

O singelo ato de caminhar traz diversas vantagens para a saúde do corpo e da mente

Um dos atos mais simples que o ser humano é capaz de fazer, quase instintivo, acaba de se tornar moda no mundo doTik Tok. Caminhar sem distrações, como música, podcasts ou conversas com outras pessoas, ganhou milhares denovos adeptos que estão descobrindo as vantagens da caminhada silenciosa para o corpo e a mente. A repercussão étamanha que o assunto chegou às páginas do jornal mais importante do mundo, o The New York Times.

Pesquisas mostram que andar apenas dez minutos extra por dia facilita uma vida mais longa. Em 2020, estudo publicado no The Journal of Environmental Psychology concluiu que uma caminhada de 30 minutos em um parque pode reduzir a quantidade de tempo que as pessoas permanecem entregues a pensamentos negativos, além de clarear o raciocínio.

Caminhar em silêncio também amplia a capacidade de deter a atenção, uma prática que perdemos com o avanço da tecnologia. De acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia, um indivíduo gasta, em média, apenas 47 segundos em um conteúdo de tela antes de mudar para outro conteúdo. Sendo assim, se dedicar silenciosamente a uma única atividade reestabelece a “reserva” de energia mental.

A prática também é altamente recomendada para pessoas ansiosas, que se preocupam mais com o futuro do que como presente – futuro, aliás, que elas sequer sabem se será como estão imaginando, portanto uma energia desperdiçadasem necessidade. Outros benefícios de caminhar são combater a depressão e melhorar a criatividade – em váriasentrevistas, o cantor e escritor Chico Buarque já afi rmou que resolveu muitas de suas canções e romances apenascaminhando em silêncio.

Há alguns anos, o tema sequer seria assunto em redes sociais. Mas a verdade é que vivemos em uma sociedade tãocorrida, dispersa e tentada ao sedentarismo por seus hábitos urbanos e comodistas, que a singela ação de caminharsozinho em silêncio ganhou foco. Mexer-se é fundamental para a preservação da saúde do indivíduo e a prevenção dedoenças, assim como alimentação saudável, sono reparador e exames periódicos em dia.

Imagem: (Shutterstock/Reprodução)