03 nov, 2023

Por Gilberto Ururahy

Pesquisa aponta que 40% dos diabéticos ignoram diagnóstico

Doença pode ser evitada com adoção de um estilo de vida saudável

Relatório da Aging Analytics Agency, empresa britânica focada em medicina preventiva apresentou um dado alarmante: cerca de 40% das pessoas que convivem com diabetes no mundo não tem conhecimento do diagnóstico. As maiores ocorrências acontecem na África (60%), no Sudeste Asiático (57%) e na região ocidental do Pacífico (56%). Os britânicos apontaram ainda que metade das pessoas diagnosticadas não recebem tratamento, dos quais 75% em países de baixa ou média renda, onde o acesso à saúde pode ser mais difícil. Em 2021, quase 7 milhões de óbitos em todo mundo foram em decorrência da diabetes, apesar do investimento em tratamento, que beira um trilhão de dólares.

De acordo com a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), em 2021, o Brasil tem 16,8 milhões de adultos convivendo atualmente com a doença, ou cerca de 9,14% de sua população acima de 18 anos.

O diabetes se desenvolve no organismo a partir da hiperglicemia, ou seja, excesso de açúcar na corrente sanguínea. Existem quatro tipos da doença. Salvo em casos de hereditariedade, ela é uma doença facilmente prevenível ao se adotar um estilo de vida saudável. A diabetes do tipo 2 – mais frequente na fase adulta e em decorrência do do mau funcionamento da insulina no corpo –, por exemplo, está diretamente associada a maus hábitos, como excesso de consumo de alimentos ultraprocessados, falta de exercícios físicos, excesso de gorduras e açúcar, tabagismo, insônia e consumo de bebida alcoólica, por exemplo.

Os sintomas mais comuns são vontade constante de urinar, sede frequente,cansaço e alterações na visão. Especificamente no que se refere a diabetes tipo 1, outros sintomas são perda de peso e fome excessiva. Já entre os pacientes do tipo 2, ocorrem a obesidade e o aumento de peso corporal. Outros indícios podem ser formigamento nos pés, cicatrização lenta e infecções frequentes.

O assustador percentual de 40% dos diabéticos desconhecerem a própria doença evidencia o descaso que muita gente ainda tem com exames de rotina, clínicos e laboratoriais. A realização de check-ups preventivos de rotina éfundamental para a manutenção da saúde e longevidade com autonomia.

Saúde é prevenção!