28 fev, 2024

Por Gilberto Ururahy

Novo estudo aponta importância da caminhada para a prevenção na saúde

Publicado na revista Circulation, um novo estudo a partir de dados de mais de 20 mil adultos – com idade média de 52 anos – que usavam dispositivo capaz de contar os passos diários, concluiu a importância da caminhada na manutenção da saúde. Os especialistas acompanharam por seis anos a ocorrência de eventos cardiovasculares como doença coronariana, AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca por seis anos.

Entre os participantes com mais de 60 anos, caminhar entre 6 mil e 9 mil passos por dia pode levar a uma redução de até metade da probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. Já entre os participantes mais novos, a caminhada também é capaz de trazer benefícios, embora menores.

A nova pesquisa endossa o que outros trabalhos já apontaram. Em 2023, a prestigiada revista científica The Lancet, havia publicado um estudo que apontou uma associação direta entre o número de passos diários e a diminuição do risco de morte, independente da causa. Conduzida nos Estados Unidos, a pesquisa acompanhou quase 50 mil adultos ao longo de sete anos.

Agora, de acordo com o Circulation, a meta de passos diários de 6 mil a 8 mil tem a probabilidade duas vezes maior de aumentar a vida de idosos. Já entre os não idosos, é preciso caminhar mais para atingir os mesmos resultados: até 10 mil passos.

No entanto, a boa notícia é que não são precisos grandes esforços: com apenas 6 mil passos ao dia é possível reduzir em quase metade o risco de doença cardíaca. Embora haja um consenso de que 150 minutos de atividade física moderada por semana são suficientes para trazerem benefícios significativos à saúde, é importante ressaltar que qualquer quantidade de exercício físico é bem vindo.

Além disso, é preciso considerar que toda prática regular de atividade física requer um período de adequação. Raramente um indivíduo começa caminhando uma hora, por exemplo. Se for preciso passar por um processo de adaptação e começar com 20 minutos ou 30 minutos, não tem problema. A atividade também pode ser encaixada em intervalos menores, em jornadas semanais, ao invés de diárias, por exemplo. O foco é manter-se ativo.

Além da prática cotidiana de exercícios físicos, também é fundamental outros hábitos, como alimentação saudável (com baixo consumo de gorduras, sal e açúcar), noites de sono reparadoras, consumo moderado de bebida alcoólica, evitar o tabagismo e manter os exames preventivos em dia.

Saúde é prevenção!

Imagem: (Shutterstock/Reprodução)