15 mar, 2024

Por Gilberto Ururahy

8 orientações de como superar o estresse no trabalho e se manter saudável

O estresse tornou-se um fator a ser considerado, independente da profissão ou idade que se tenha. Mesmo quem trabalha em algo que gosta muito pode sentir, eventualmente, exaustão física e mental diante da pressão dos afazeres, de colegas ou deadlines. Certa dose de estresse pode ser motivador e contribuir para conquistar bons resultados no trabalho.

Porém, quando se torna constante, o estresse traz sérios prejuízos à saúde, como alterações cardiovasculares, lesões musculares, enfraquecimento do sistema imunológico, insônia, ansiedade, depressão, entre outros transtornos. É fundamental fazer ajustes na rotina e realizar um check-up médico completo, que permitirá identificar se o indivíduo está sob estresse ocupacional. Se for o caso, a melhor forma de se proteger é corrigir fatores de risco à saúde.

Embora as causas do estresse ocupacional variem de pessoa para pessoa, os sinais comuns de exaustão são dores de cabeça e musculares frequentes, má digestão, dificuldade de dormir, irritabilidade, insatisfação com a rotina, negatividade constante, aflição, tristeza e problemas de relacionamentos.

Confira algumas dicas de como proceder para reverter o quadro de estresse:

. Dê um tempo: se estiver estressado ou tenso no trabalho, faça uma pausa. Mesmo que pequena, ela é capaz de aliviar a mente. Tente andar por alguns minutinhos na hora do almoço ou coma um lanche saudável. Se não puder sair da sua área de trabalho, feche os olhos por instantes e respire profundamente. Converse com alguém de sua confiança sobre o que está sentindo.
. Anote as suas tarefas: isso ajuda a compreender melhor o que se espera de você e proporciona uma maior sensação de controle das suas atividades. Se não tiver certeza do nível de conhecimento que possui ou do que outras pessoas esperam de você, provavelmente não se sentirá confortável e confiante na empresa.
. Estabeleça metas razoáveis: não assuma trabalho além do que pode dar conta. Converse com o seu superior, além de colegas de equipe, para definir expectativas realistas. Estar ciente do que você pode realizar todos os dias pode ser útil.
. Organize-se: comece todos os dias criando uma lista de tarefas. Classifique esses afazeres em ordem de importância.
. Gerencie o uso de tecnologia: celulares e e-mail podem dificultar a desconexão do trabalho. E tente não levar trabalho para casa. Estabeleça limites, como, por exemplo, desligar seus dispositivos durante o jantar ou após um determinado horário da noite. Dormir bem é um ótimo aliado para se manter com energia.
. Avalie suas condições de trabalho: se forem desconfortáveis, comunique ao seu superior ou ao RH para resolver. Se o trabalho exige tanto tempo e esforço a ponto de se sentir sem energia para curtir a vida com a família e os amigos, o esgotamento virá rapidamente.
. Faça coisas que dão prazer: reserve um tempo na sua semana para atividades prazerosas, seja se exercitar, ler, assistir a um filme… O equilíbrio das obrigações com o prazer é crucial.
. Aproveite o tempo livre: não abra mão de sair de férias ou tirar folgas. Até mesmo um fim de semana prolongado faz bem à saúde física e mental.

Saúde é prevenção!

Imagem: (Shutterstock/Reprodução)