05 abr, 2024

Por Gilberto Ururahy

Câncer: Kate Middleton, Rei Charles III e o convite a uma vida saudável

Há poucos dias, o mundo foi surpreendido com a notícia de que a jovem princesa inglesa Kate Middleton está com câncer. Poucos meses antes, quem havia feito anúncio semelhante foi seu sogro, o Rei Charles III. A doença simultânea em dois membros da família real mostra que o câncer não é uma enfermidade de características previsíveis: ele pode incidir em homens ou mulheres, jovens ou idosos, ricos ou pobres. A única certeza é que a melhor forma de se proteger é com exames preventivos regulares.

O câncer precisa ser entendido como um problema de saúde pública. Cerca de 20 milhões de pessoas no mundo têm a doença, posicionando-a como a segunda causa de morte (em primeiro lugar estão as doenças cardiovasculares). A previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de mais de 700 mil novos casos no Brasil, nos próximos três anos.

A boa notícia é que de 30% a 50% dos casos de câncer podem ser evitados. Quando o câncer é diagnosticado cedo, a chance de cura é muito elevada. O mesmo não acontece quando detectado tardiamente. O tempo faz toda a diferença no tratamento da doença. O diagnóstico precoce de uma doença faz com que o custo do tratamento seja muito menor e o potencial de cura cresce significativamente. O medo de fazer os exames preventivos precisa ser rechaçado. O medo não deve ser da doença, mas sim de não ser diagnosticado e tratado a tempo.

Dentre as principais causas de mortes atribuíveis a fatores de risco estão: idade, tabagismo, diabetes, sedentarismo, sobrepeso e obesidade, alimentação desregrada e sono de má qualidade. Estas variáveis são responsáveis pela morte de muitas pessoas e exigem mudança. Elas estão diretamente ligadas a um estilo de vida pouco saudável, por isso é tão importante combater este comportamento.

Por tudo isso, é fundamental ressaltar a importância de um estilo de vida saudável, em todas as idades: além de praticar atividades físicas regularmente, é preciso controlar o peso, o diabetes, ter uma alimentação balanceada, não fumar, evitar o excesso e de bebidas alcoólicas, gerenciar o estresse, controlar a pressão arterial, ter noites reparadoras de sono e manter os exames preventivos em dia.

Saúde é prevenção!

Imagem:

Shutterstock/Reprodução