21 jun, 2024

Por Maria Helena Carneiro

A geração Z e a mudança de emprego em 2024

32% dos brasileiros querem mudar de emprego em 2024.

A minha família é composta por uma mulher solo chefe de família 50+, duas moças da Geração Z e duas idosas. A querida Gen Z das minhas filhas tem conceitos diferentes da minha Geração X. Nascida entre 1965 e 1980, minha geração foi moldada para buscar estabilidade e valorizava a conquista de bens. Somos resilientes e fortes. Essa geração aguenta o “tranco” (eu bem sei como! rs). Lidamos bem com tecnologia, mas aqui em casa recebo críticas das Gen Z (rs), as nativas digitais. A Ger X valoriza a educação formal, enquanto os Gen Z aprendem com as redes.

Segundo a pesquisa da Randstad, divulgada pela CNN Brasil, 32% dos brasileiros pretendem mudar de emprego em 2024. Os brasileiros, especialmente a Gen Z, procuram novas posições devido ao mercado de trabalho aquecido. Com o aumento do custo de vida, buscam melhores salários, além de qualidade de vida e evolução na carreira.

Os Gen Z, nascidos entre 1997 e 2012, querem evoluir na carreira, mas valorizam qualidade de vida. Consideram a saúde mental um valor, são em geral  consumidores mais conscientes e militam em causas sociais. Gostam de formas mais flexíveis de trabalho e estão mudando comportamentos e sacudindo a sociedade.

Falei sobre Great Resignation, Quite Quitting e Quite Ambition no post anterior (link abaixo). Esses movimentos são como um protesto silencioso e mostram que as empresas ainda precisam investir muito em bem-estar no trabalho, melhores benefícios e carreiras em Y.

Que venha o novo mundo do trabalho! 😉

E você, o que você acha que as empresas precisam fazer para acolher a Gen Z?

Compartilhe comigo.

💡 Transformo conhecimento em resultados na educação e na hashtagcarreira.
🎯 Foco em pessoas, hashtagsaúdemental e desenvolvimento humano.