
29 nov, 2024
Por Maria Helena Carneiro
O que acontece quando o futuro morre?
Estive no 7º Festival de Futuros Possíveis na Casa Firjan neste fim de semana, onde vários temas chamaram minha atenção:
💡 O que acontece quando o futuro morre? Refletir sobre como as pessoas encaram a morte ajuda a entender como lidam com mudanças. A estrategista de futuros e “doula da morte” Juli Allen Rush oferece suporte a quem enfrenta o estresse da morte. É difícil estar ao lado de uma pessoa que está partindo? E de uma startup que está acabando? Como podemos construir algo novo a partir desse ponto?
💡 Até onde podemos editar as características genéticas do DNA? Martín Bonamino e Hugo Molinari falaram sobre as aplicações do CRISPR na saúde e na agricultura. O CRISPR é uma tecnologia de edição de genes que pode ser usada no tratamento do câncer e outras doenças graves. Mas e quando o foco é outro, como no uso para aprimoramentos genéticos em atletas ou na escolha de características físicas dos filhos? Estamos em um terreno ético complexo, com muitas questões em jogo.
💡 Ficção científica, imaginação e crise climática: Ana Rüsche compartilhou a visão de que a literatura e a ficção científica exercitam a imaginação, fomentam construções coletivas e expandem o potencial de imaginar o futuro. Ela destacou que espaços como a NASA e outras instituições científicas convidam escritores para pensar junto, pois a ficção oferece um campo de prova para conceitos inovadores. Sem arte, sem imaginação, sem estranhamento, ficamos limitados em nossa capacidade de imaginar.
💡 John C. Havens encerrou lindamente ao destacar que nosso coração é tão importante quanto nosso cérebro e que nós somos feitos para amar e sermos amados. Essa é a fibra mais profunda do nosso ser e isso não depende da IA.
Meu tema do coração, porém, foi a ecoansiedade, que prefiro abordar em um post exclusivo. Como lidar com o novo regime climático e a emergência ambiental em uma escala antes inimaginável?
Foi um festival inspirador, que colocou meus neurônios em curto circuito. Parabéns à Firjan! Que venha o próximo evento e que possamos, juntos, construir um futuro de paz e prosperidade para o nosso planeta ainda azul.
E você, quais questões de futuro te inquietam?
💡 Transformo conhecimento em resultados na educação e na . carreira
🎯 Foco em pessoas, e desenvolvimento humano. saúdemental