21 dez, 2020
Por Gilda Palhares
A Arte da Gentileza
Com tempo de sobra para ficar em casa, comecei a rever livros que adquiri desde que iniciei o estudo do tema Positividade. Fiquei contente ao encontrar o exemplar Arte da Gentileza, título original The Power of Kindness de Piero Ferrucci. Comprado por volta de 2004, ainda estava com vários post-its coloridos marcando os trechos que mais gostei.
Assim, pensei ser uma boa oportunidade para compartilhar com vocês as variáveis dessa obra.
Ferrucci relaciona 17 variáveis que envolvem a gentileza. Selecionei algumas com comentários do próprio autor. Percebam que todas elas tem um potencial enorme para gerar bem-estar.
Honestidade
A honestidade acontece em duas direções: para com nós mesmos e para com os outros. Tão logo nos tornamos mais transparentes, mais rápido perceberemos nosso bem-estar.
O autor acrescenta que a honestidade não foca apenas os aspectos difíceis da vida. Mas sim, intensamente, nos aspectos mais belos e criativos como nossa delicadeza, nossas ideias originais, nossos sucessos. Ele considera a honestidade não apenas compatível com a verdadeira gentileza – mais que isso – ela é a própria base da gentileza.
Calor Humano
O calor humano é o pré-requisito para a transformação. Ele torna a vida mais acessível. A frieza a dificulta. Numa situação calorosa e fraterna é mais fácil pedir um favor, aceitar e ser aceito, rir e se divertir. O calor humano gera uma gentileza duradoura.
Perdão
Perdoar significa não alimentar mais a raiva suscitada por uma questão difícil, mas sim fazer as pazes com o passado e simplesmente liquidar aquela fatura.
O perdão é uma qualidade positiva pois traz alegria, fé nas pessoas e generosidade de espírito. Quem perdoa se sente revigorado.
Confiança
A confiança e a gentileza andam de braços dados. A gentileza confia e aceita riscos; ela nos aproxima das pessoas. Confiar é ser gentil com as pessoas.
Atenção Plena
A atenção é o meio pela qual a gentileza se manifesta. Sem uma a outra não existe. Nem calor humano, nem proximidade, nem relacionamento. Ao dedicar a nossa atenção a uma pessoa, atribuímos a ela significado e importância. Doamos nosso coração e nossa energia.
Humildade
A humildade está ligada ao aprendizado e a renovação interna. Uma pessoa humilde não precisa triunfar para justificar a sua existência.
Ser humilde traz consigo a capacidade de contentar-se com que se tem – atitude inestimável no tempo em que vivemos.
Flexibilidade
A flexibilidade é uma forma pragmática de sabedoria, inteligência que vive o presente. Quem sabe ler os menores sinais de mudança possui a facilidade e a maleabilidade necessárias para adaptar-se às novas condições.
O aspecto mais agradável de quem é flexível, aquele que mais tem mais a ver com a gentileza, talvez seja a disponibilidade.
Alegria
A alegria, ou pelo menos alguma satisfação ou uma postura otimista, é a condição sine qua non da gentileza. Imagine receber um ato de gentileza prestado com frieza ou relutância. Logo, não há dúvida de que um dos componentes da gentileza é a postura alegre.
Ferrucci conclui que estamos cercados de oportunidades para sermos gentis. A vida colabora, basta estar de olhos abertos para ver as chances de expressar e cultivar a gentileza.
Até o próximo encontro!