
29 nov, 2024
Por Maria Helena Carneiro
Destaques para o Futuro da Educação Corporativa
Essa semana, no IBP RJ, ocorreu o XXIII Encontro de Gestores de Universidades Corporativas. Compartilho alguns pontos abordados:
🌟 Karen Cubas – A UnIBP – A Universidade Corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás trouxe um projeto em que jovens mediadores apoiam professores experientes com menos fluência em tecnologia. Essa interação beneficiou ambos os lados: os novos talentos desmistificaram sobre o setor de óleo e gás, enquanto ajudaram a modernizar o ensino.
💡 Robson Leite, Msc – O gestor da Universidade da Petrobrás enfatizou a importância da confiança como pilar de liderança com apego e vínculo. Alertou para que o líder esteja atento ao ciclo de luto que o liderado possa estar vivendo, especialmente em momentos delicados. Para ele, a liderança deve estar atenta a esses ciclos emocionais.
📈 Eduardo Lagrimante – Abordou como as Universidades Corporativas podem se beneficiar das vantagens fiscais da Lei da Informática e da Lei da Inovação, potencializando os recursos de centros de inovação.
🎉 Daniela Carreira – Lembrou que celebrar o sucesso da aprendizagem é essencial e destacou o papel importante do apoio da alta liderança para patrocinar, valorizar e servir de exemplo aos colaboradores.
🚀 Giuseppe Mosello – Para ele, o momento é de transição da “cultura de aprendizado” para uma “cultura de crescimento”. Sua frase impactante resume bem: “Não queremos zumbis usando IA no ambiente de trabalho.” Ele ressaltou a importância de cuidar verdadeiramente da carreira dos colaboradores.
🤝 Thiago Correia – Citou que 84% das 500 maiores empresas dos EUA possuem programas de mentoria. Ele trabalha para democratizar o acesso à mentoria, destacando que “conversas encurtam distâncias” e que menos conteúdo e mais experiência geram resultados significativos para os mentoreados.
🌱 Victor Couto Alves, MBKM – Trouxe a perspectiva da gestão de conhecimento pessoal que contribui para a gestão do conhecimento da organização. Ele encerrou com a mensagem:
“Ser capaz de aprender é um dom.
Saber aprender é uma habilidade.
Mas a vontade de aprender é uma escolha.”
Parabéns, Eleonora Ricardo pelo belo evento. Foi ótimo reencontrar queridos amigos gestores e fornecedores de educação corporativa, como Mauro Wainstock e Karen Cubas. Até o próximo! 😉
Se você também quer transformar a cultura de aprendizado na sua organização e investir em um ambiente de desenvolvimento contínuo, vamos conversar!
💡 Transformo conhecimento em resultados na e na educaçãocorporativa. carreira
🎯 Foco em pessoas, e saúdemental. desenvolvimentohumano