25 abr, 2025

Por Maria Helena Carneiro

Ninguém nos ensina sobre carreira — e isso pode mudar dentro da sua empresa

Durante anos, eu fui uma engenheira química e de segurança do trabalho feliz — e tive que aprender sobre carreira sozinha. Eu amava meu trabalho, aprendia muito em cada nova experiência, entregava bons resultados e tinha um baita propósito com o que fazia: tornar instalações e processos seguros, criar ambientes de trabalho saudáveis e proteger trabalhadores e o meio ambiente. A cara da Maria Helena. Eu transbordava brilho no olho.

Minha carreira parecia sólida e promissora, até o dia em que um evento indesejável no polo petroquímico mudou tudo. Vi o cogumelo de uma explosão bem em cima da minha cabeça. O brilho no olhar se transformou em medo.

Sem orientação sobre carreira ou saúde mental, precisei decidir sozinha por uma transição profissional. Fui buscar um emprego em instalações com menor grau de risco, e foi assim que entrei para a Globo. Lá eu fiz mudanças significativas na minha carreira.

Precisei construir uma nova versão da Maria Helena, praticamente do zero. Todo o meu prestígio anterior era ligado à engenharia química, segurança do trabalho e meio ambiente. Agora eu precisava criar uma nova história.

Por que eu consegui fazer essa mudança radical com sucesso?

          • Porque era protagonista da minha carreira, mesmo sem saber disso conscientemente;
          • Desde cedo, investi em networking — intuitivamente;
          • Participei ativamente de cursos e eventos e até consegui uma bolsa para estudar na Espanha;
          • Participei também de vários processos seletivos — isso traz experiência;
          • Compartilhei conhecimento dando aula. Meus exemplos práticos encantavam os alunos;
          • Entreguei bons resultados pelas empresas por onde passei.

          Tudo isso construiu uma marca pessoal forte, que me abriu portas mesmo em momentos difíceis.

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          Explosão no polo petroquímico. O dia que virou a chave da minha carreira. Foto: transmissão da TV Globo.

          Como fazer uma transição ou prosperar na carreira na era digital?

          Hoje fiz outra transição profissional — mas, desta vez, com mais consciência e planejamento e com a facilidade que a tecnologia nos traz:

          • Utilizei o LinkedIn para mostrar quem sou, meus valores e minha proposta de valor;
          • Aprendi a usar a rede não apenas para destacar conquistas, mas para compartilhar vulnerabilidades e aprendizados, o que fortaleceu ainda mais minha marca pessoal;
          • Contei para todos qual o meu desejo de carreira naquele momento;
          • Tive a ajuda de vários mentores que contribuíram para acelerar o processo;
          • Investi em autoconhecimento e fiz um inventário das minhas realizações e competências;
          • Estudei e aprofundei meus conhecimentos, me preparando para a nova fase;
          • Conduzi o processo sem desistir dele — porque as coisas não acontecem do dia para noite.
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          Transição de carreira na era digital com coragem, planejamento e essência. Recomeçar também é estratégia. Foto: arquivo pessoal.

          Benefícios para os profissionais se interessam pelo tema carreira

          Compreender e gerenciar a própria carreira traz:

          • Autoconhecimento e autenticidade: sua carreira é única e você pode manejá-la para se tornar mais feliz no trabalho.
          • Autonomia e Protagonismo: capacidade de tomar decisões informadas sobre seu percurso profissional.
          • Desenvolvimento Contínuo: identificação de áreas para crescimento e aquisição de novas competências.
          • Satisfação Profissional: maior alinhamento entre objetivos pessoais e profissionais, levando a uma carreira mais gratificante.

          Como bem disse Liel Miranda, CEO da Alpargatas, em entrevista à Folha de São Paulo: “Uma habilidade essencial… Eu acredito na autenticidade. Lembro-me de uma frase que minha mãe sempre me dizia: ‘É muito mais fácil ser você, porque só existe um de você, então a competição é zero’. Quando você é autêntico, tudo se torna mais simples e natural e, assim, é mais fácil explorar o seu melhor em todos os aspectos da vida, tanto pessoal quanto profissional.”


          A importância de falar sobre carreira nas empresas

          Minha experiência de carreira — e como liderança — me mostrou que as empresas precisam dialogar sobre carreira com seus colaboradores, oferecendo palestras e treinamentos.

          Muitos profissionais esperam que suas empresas definam os próximos passos de suas carreiras. Contudo, é fundamental compreenderem que a carreira é uma responsabilidade pessoal e intransferível. A empresa pode (e deve) ser uma facilitadora nesse processo, oferecendo ferramentas e ambientes voltados ao desenvolvimento profissional.

          Mas os profissionais, por sua vez, precisam entender que carreira é um projeto pessoal. É preciso planejamento, paciência e protagonismo para alcançar os objetivos desejados. Investir continuamente no desenvolvimento de novas competências é essencial, já que o mercado está sempre mudando.


          Ao promoverem palestras, treinamentos e conversas sobre carreira, as empresas colhem diversos benefícios:

          • Fit cultural: Funcionários mais conscientes, preparados e alinhados à cultura organizacional;
          • Engajamento e retenção: colaboradores que percebem investimento em seu desenvolvimento tendem a ser mais engajados e leais à organização;
          • Alinhamento de expectativas: discussões abertas sobre carreira ajudam a alinhar as expectativas dos colaboradores com as oportunidades disponíveis na empresa;
          • Fortalecimento da marca empregadora: empresas que investem no crescimento de seus funcionários são vistas como empregadoras de escolha no mercado.

          Vamos começar essa conversa?

          Estou aqui para ajudar sua empresa e seus colaboradores nessa jornada fundamental de aprendizado e de protagonismo profissional.

          Maria Helena Carneiro

          Especialista em Desenvolvimento Humano, Carreira e Saúde Mental