18 dez, 2020

Por Gilda Palhares

PROMOVENDO O BEM-ESTAR POSITIVO!

Pesquisas na área de stress apontam que falta de força de vontade é o maior obstáculo à mudança.

Contamos com a nossa força de vontade para fazer exercícios físicos, dieta, economizar dinheiro, parar de fumar ou beber, superar a procrastinação e, finalmente, realizar nossas metas. Ela afeta todas as áreas da nossa vida.

A maioria das pessoas tem um senso intuitivo do que é a força de vontade, mas muitas não têm o conhecimento científico que podemos utilizá-la a nosso favor. Dizem que o conhecimento é poder, neste caso o conhecimento é força de vontade.

Existem várias definições para descrever a força de vontade, algumas das mais comuns são: determinação, autodisciplina, autocontrole, autorregulação. Podemos dizer que força de vontade é a capacidade de resistir às tentações e desejos de curto prazo, a fim de alcançar metas de longo prazo.

De acordo com APA (American Psychological Association) a maioria dos pesquisadores definem a força de vontade como:

  • A capacidade de retardar a gratificação, resistir às tentações de curto prazo, a fim de cumprir metas de longo prazo.
  • A capacidade de substituir um pensamento indesejado, sentimento ou impulso.

Estudos apontam que a pessoa com maior força de vontade é:

  • Mais feliz
  • Mais saudável
  • Mais satisfeita em suas relações
  • Mais capaz de gerenciar o stress, lidar com o conflito e superar a adversidade.

Kelly McGonigal psicólogo da saúde, conferencista na Universidade de Stanford e autor de “The Willpower Instinct” afirma que: “dizer não” é apenas uma parte do que é a força de vontade.

A outra parte da força de vontade é o “dizer sim” às coisas que você sabe que irão levá-lo mais perto de seus objetivos.

É a capacidade de fazer o que você precisa fazer, mesmo que você não sinta vontade, ou uma parte de você não queira seguir adiante. Ela chama isso de “Eu vou poder”. No entanto, para nos capacitar a dizer não ao que nos desvia de nossos objetivos e sim para o que nos leva na direção certa, precisamos lembrar o que realmente é a nossa meta.

Gostaríamos de ouvir de você, qual estratégia você tem mais probabilidade de começar a usar em sua vida para atingir as suas metas?

                                                                    Fonte: Site ”Positive Psychology Program” texto traduzido e adaptado por Gilda Palhares.