20 dez, 2020

Por Gilda Palhares

A Importância das Comunidades Positivas

Os seres humanos são feitos para viver e trabalhar com os outros pois são seres sociais evoluídos para existir em comunidades. Comunidades positivas são grupos que inspiram e encorajam seus membros a expressar suas crenças e valores, bem como construir relacionamentos com outros.

Experiências positivas com a comunidade permitem que os indivíduos se sintam mais conectados ao seu ambiente e às pessoas que o compõem; proporcionam aos integrantes um sentimento de pertencer e a sensação de poder se expressar sem se sentir julgado. As comunidades que se destacam em promover este sentimento de pertencimento encorajam os participantes a expor suas ideias.

Seguem abaixo algumas das características mais comuns das comunidades positivas:

Trabalham juntos por um objetivo comum

As comunidades mais eficazes compartilham valores e sistemas de crenças similares que cooperam para ajudar a realizar um ou vários objetivos. Esses objetivos podem variar dependendo da comunidade em questão.

Permitem a liberdade de expressão

Indivíduos que se sentem encorajados a dar sua opinião sobre um determinado assunto, que são ouvidos quando falam o que pensam, são mais propensos a se sentirem conectados à sua comunidade.

Promovem a equidade

A diversidade é abundante em todas as comunidades. No entanto, entre todos os grupos que contêm diversidade, há sempre indivíduos que se enquadram na minoria. Comunidades positivas trabalham para garantir que aqueles que são minorias não sejam tratados de forma diferente.

Definem diretivas

Comunidades positivas não estabelecem regras. Em vez disso, elas trabalham para incentivar os participantes a cumprir suas obrigações.

São sensíveis em relação aos membros

Além de se sentirem ouvidos, os integrantes das comunidades positivas sabem que suas preocupações são tratadas adequadamente e que são cuidadas pela comunidade.

Celebram o patrimônio da comunidade

Toda comunidade tem heranças e tradições. Comunidades positivas e eficientes abraçam sua cultura, lembrando aos membros do longo caminho que os levaram a construir esta herança cultural.

Promovem a interação entre os membros

As comunidades positivas trabalham para promover um sentimento de conexão genuína entre os membros, proporcionando oportunidades de interação.

Priorizam a comunicação eficaz

A comunicação é essencial para qualquer comunidade eficaz. Todos os membros devem estar cientes dos projetos em andamento, bem como o que eles podem fazer para ajudar no funcionamento das propostas estabelecidas.

Tomam decisões inteligentes

As decisões tomadas por comunidades positivas e encorajadoras concentram-se principalmente na promoção da felicidade entre seus membros. Discordar em algumas questões ou valores é normal e todas as opiniões são ouvidas e analisadas na tomada de uma decisão.

Com esforço, dedicação e compromisso qualquer comunidade pode se tornar mais positiva e encorajadora para seus membros.

 

Fonte: Trechos do texto do site https://positivepsychologyprogram.com/

Traduzido e adaptado por Gilda Palhares.