A Sessão Vai Começar – A Forma da Água

A Sessão Vai Começar – A Forma da Água

Estamos chegando perto da entrega do Oscar e os cinemas estão exibindo vários filmes indicados. São nove produções concorrendo na categoria de Melhor Filme. Um deles é “A Forma da Água”, do diretor Guillermo del Toro, que escolhi para conversarmos nesta sessão.

A trama do filme se passa durante a Guerra Fria nos anos 60, em um laboratório secreto do governo norte-americano. A protagonista, Elisa (Sally Hawkins) ,trabalha de madrugada como faxineira no local. Junto com uma colega, Zelda(Octavia Spencer), limpam corredores subterrâneos, laboratórios e sanitários. Num dia, testemunham a extraordinária aquisição secreta do centro: uma criatura anfíbia, meio homem e meio lagarto, capturada na Amazônia. Elisa fica fascinada pela criatura que está ali para ser usada como experimento. Sozinha descobre que pode se comunicar com o “homem peixe” e, lentamente, os dois se apaixonam. A grande questão é que Elisa é muda, assim como a criatura anfíbia. A comunicação é toda realizada através de linguagens de sinais e expressões faciais.

Achei que seria uma ótima oportunidade para conversarmos sobre o poder da comunicação não verbal.

A linguagem corporal ou expressões faciais são as formas de comunicação mais antigas e naturais dos seres humanos. Alguns estudos revelam que ela é mais importante do que o tom de voz ou o conteúdo da mensagem a ser passada.

A maioria dos pesquisadores hoje concorda que as palavras são usadas principalmente para transmitir informações, ao passo que a linguagem corporal é usada para negociar atitudes interpessoais e, em alguns casos, como substituta das mensagens verbais.

De acordo com vários estudos, a porcentagem da comunicação não verbal em transmissão de qualquer mensagem é muito elevada podendo chegar a 65% a não verbal e 35% a verbal.

Assim sendo, a linguagem do corpo é o reflexo do estado emocional da pessoa. Cada gesto, expressão facial e movimento pode ser uma valiosa fonte de informação sobre a emoção que a pessoa está sentido num dado momento.

Se prestarmos atenção a nossa linguagem corporal, ficaremos surpresos com o tamanho da coleção de gestos que utilizamos. Ter consciência desta linguagem e como você a utiliza é possível causar melhor impressão nas outras pessoas.

Abaixo, seguem três dicas para uma linguagem corporal mais eficaz:

 Rosto: Tenha uma expressão viva e faça do sorriso um item permanente.

 Gestos: Seja expressivo, mas não exagere.

 Olho no Olho: Faço o contato visual o suficiente para as pessoas se sentirem à vontade.

Em “Forma da Água”, Elisa consegue estabelecer um forte vínculo com a criatura anfíbia por meio de gestos, olhares e expressões, desenvolvendo uma inusitada história de amor, o que resultou num plano para salvar a vida do “homem peixe”, com ajuda da sua parceira de trabalho e o seu vizinho.

A cerimônia de entrega do Oscar será no dia 4 de março, então, saberemos se a atriz Sally Hawkins receberá o Oscar de Melhor Atriz e o diretor Guillermo del Toro, a estatueta de Melhor Filme.

Um abraço e até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *