20 dez, 2020

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – Festival Varilux de Cinema Francês

Mencionei na última sessão que, em junho, realizou-se no Rio o Festival Varilux do Cinema Francês onde vi vários filmes dessa mostra. O cinema é um veículo de comunicação que nos oferece uma tonalidade de olhares para cada cena apresentada. Isso me levou a pensar sobre questão da dinâmica da Percepção e como ela influencia a Comunicação.

A percepção é o processo em que cada pessoa elege, organiza e estrutura os fatos e situações conforme as suas crenças, valores, sentimentos e vivência pessoal. Por isso, ela tem um papel fundamental na decodificação da mensagem, pois, por mais objetiva e real que seja a mensagem, a sua interpretação será filtrada pela subjetividade e emoção do receptor.

Qualquer experiência a que sejamos submetidos tem que ser estruturada por nós, afim de ganhar um significado. Verificamos que todos nós temos diferentes formas de vivenciar as experiências e, assim, fazemos diferentes interpretações a respeito do que foi comunicado.

Portanto, se a Percepção é um fator que influencia de forma determinante a comunicação, esse processo pode melhorar se levarmos em conta dois questionamentos: O que o interlocutor quer dizer além do que está explicitamente sendo comunicado? Qual é o seu intuito ao abordar tal assunto desta ou de tal maneira?

Por fim, só podemos compreender o que está sendo dito se formos capazes de aceitar as diferentes percepções dos nossos interlocutores, pois o outro também tem a sua forma de olhar o mundo. Logo ao entender que a comunicação será sempre influenciada pela dinâmica da Percepção é necessário estarmos atentos a esta questão no nosso dia a dia seja na área profissional ou social.

Os filmes do festival Varilux entraram no circuito e ainda estão sendo exibidos. Segue uma pequena sinopse de cada um.

Custódia

O casal Miriam e Antoine acabam de se divorciar. E, para garantir a proteção de seu filho Julian do pai, que ela acusa de ser violento, Miriam pede a custódia exclusiva. A juíza, no entanto, acaba concedendo custódia compartilhada. Julian torna-se refém da situação.

 Nos vemos no Paraíso

Em novembro de 1918, alguns dias antes do Armistício de Compiègne, Édouard Péricourt salva a vida de Albert Maillard. Os soldados franceses não têm nada em comum, a não ser a guerra e o ódio pelo vil tenente Preadell. Por isso, são obrigados a se unir para sobreviver.

 O Orgulho

Neïla Salah,moradora do subúrbio de Paris, quer ser advogada e, desde o primeiro dia de aula na universidade, entra em confronto com Pierre Mazard,veterano professor conhecido por seus ataques de explosão, preconceitos e arrogância. Ele é desafiado a preparar Neïla para vencer um concurso acadêmico de retórica em troca de uma segunda chance de seus superiores para permaneça na universidade.

50 são os novos 30

Aos 50 anos, Marie-Francine está muito velha para o seu emprego e para o marido, que a troca por uma mulher mais nova. Ela volta a morar na casa dos pais, que a tratam de forma infantilizada, e começa a trabalhar em uma pequena loja de cigarros eletrônicos, onde conhece Miguel, um chef de cozinha que também está na mesma situação que ela, ou seja, morando com os pais.

Amante Duplo

Chloé é uma mulher reprimida sexualmente que, constantemente, sente dores na altura do estômago. Acreditando que seu problema seja psicológico, ela busca a ajuda de Paul, um psicólogo. Só que, após algumas sessões de terapia, eles acabam se apaixonando. Diante disso, Paul encerra a terapia e indica uma colega para tratá-la. Chloé, no entanto, decide recorrer a outro profissional.

O Retorno do Herói

Em 1809, na França, o capitão Neuville é chamado para batalha, deixando a futura noiva com o coração partido. Vendo a tristeza da moça, sua irmã decide escrever cartas em seu nome para animá-la. Porém, tudo vai por água abaixo quando Neuville reaparece.

Até a próxima sessão !