20 dez, 2020

Por Gilda Palhares

A sessão vai começar – Missão Impossível – Efeito Fallout

O cinema é uma das artes que mais possuem gêneros. Osfilmes de ação e aventura, por exemplo,são caracterizados por cenas com mais imagens e movimentos do que com palavras e diálogos.Entretanto,essas categorias devem ser capazes de transmitir algo sobre a personalidade dos personagens e as circunstâncias em que se encontram.

Com esse olhar, achei interessante conversarmos sobre a personalidade de Ethan Hunt (Tom Cruise), o personagem protagonistade todos os filmes Missão Impossível, estabelecendo uma correlaçãocom aTeoria da Autodeterminação (Self Determination Theory), desenvolvida pelos PhDs Edward L. Deci e Richard M. Ryan, da Universidade de Rochester,em Nova Iorque (EUA).

A Teoria da Autodeterminação(SDT) propicia um amplo quadro para o estudo da motivação humana e personalidade.

De acordo com Ryan e Deci, aSDT realça a importância dos recursos próprios do ser humano e a relevância de satisfazertrês necessidades psicológicas básicas e inatas que são:

  • Necessidade de Competência – Refere-se à necessidade de ser eficaz e realizar as ações propostas.
  • Necessidade de Vínculo – Refere-se à necessidade de ter relacionamentos significativos.
  • Necessidade de Autonomia –Refere-se à necessidade de as pessoas viverem de acordo com os seus valores e podendo executar as suas atividades com liberdade.

De que forma a personalidade de Ethan Hunt estaria relacionada a essa teoria?

Necessidade de Competência -O protagonista dos filmes Missão Impossível exerce suas funções com extrema eficiência e sempre realiza as missões que lhe são propostas.

Necessidade de Vínculo – Ethan valoriza a equipe e tem vínculos fortes com ela. Neste último filme,Missão Impossível – Efeito Fallout, a missão inicialque lhe foi destinada falhou, pois Ethanoptou por salvar um membro da sua equipe, o personagem Lutero.

Necessidade de Autonomia -Ainda no filme, o diretor do IMF (Impossible Mission Force), Alan Hunley,dáplena liberdadede ação a Ethan. EEthan executa sua missão de acordo com os seus valores.

É importante ressaltar que essas três necessidades, num contexto cultural e social adequado,promovem engajamento e, por sua vez, melhor desempenho, persistência e criatividade. Forças encontradas em Ethan Hunt em todas as suas missões.

Portanto, essa teoria nos faz refletir sobre a importância de promover essas necessidades,pois elas vão gerar a sensação de bem-estar em nós.

Caso tenham interesse em conhecer mais sobre Self Determination Theory(Teoria da Autodeterminação), que compreende também cinco miniteorias complementares e integrativas, o livro sobre o tema pode ser encontrado (somente em inglês e por encomenda) na Amazon.com ou Livraria Cultura. Hoje, Richard Ryan é professor do Instituto de Psicologia Positiva e Educação da Universidade Católica Australiana, em Sydney, na Austrália. E Edward Deci, professor de Ciências Clínicas e Sociais em Psicologia da Universidade de Rochester, em Nova Iorque (EUA).  A título de curiosidade: Tom Cruise evita o uso de dublês na maioria das cenas. O ator, que recentemente completou 56 anos, em uma das sequências deMissão Impossível – Efeito Falloutquebrou o tornozelo,mas não parou a cena. Prosseguiumancando, mas firme no corpo de Ethan. Ao que parece o ator também é movido pela autodeterminação e seus pilares!

Até a próxima sessão!