Aprenda as Cinco Linguagens do Amor, por Cris Chiavenato

Aprenda as Cinco Linguagens do Amor,  por  Cris Chiavenato

No livro “As Cinco Linguagens do Amor”, o psicólogo norte-americano Gary Chapman explica que a maioria dos conflitos nos nossos relacionamentos decorre do fato de falarmos uma “linguagem do amor” diferente da linguagem do nosso companheiro. Seria como se um falasse “Chinês” e o outro “Grego”! Mesmo que você se esforce para manifestar o seu amor em “Chinês”, se o seu cônjuge só entende “Grego”, você jamais conseguirá comunicar o verdadeiro amor que sente por ele. Desta maneira, se você quiser se comunicar de uma maneira efetiva, terá que aprender a língua daquele com quem você quer se comunicar!

Depois de 30 anos trabalhando como terapeuta de casais, Dr. Chapman chegou à conclusão de que existem cinco linguagens emocionais do amor:

1- PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

Elogios, palavras de apreciação, palavras de encorajamento e palavras gentis são maneiras poderosas de se comunicar o amor. “Você ficou linda com esse corte de cabelo”. “Obrigada por ter abastecido o meu carro”. “Eu tenho certeza que o seu projeto vai ser um sucesso total”. Pode ser que palavras de afirmação sejam exatamente o que o seu companheiro deseje para se sentir feliz e valorizado.

2 – TEMPO DE QUALIDADE

Estar perto da pessoa amada não é sempre o suficiente. Tempo de qualidade e atenção plena estão completamente relacionados. Por atenção plena entenda-se conversar olhando nos olhos um do outro, se mostrar interessado no que o outro tem a dizer e ouvir sem interromper. Talvez o que o seu parceiro precise para se sentir amado é de sua atenção plena. Nesse caso, se você é do tipo que fica olhando no telefone a cada minuto para ver se recebeu alguma mensagem, se alguém postou algo “interessante” nas redes sociais ou para saber as notícias do dia, você terá que rever esse comportamento para melhorar o seu relacionamento amoroso.

3 – RECEBER PRESENTES

Para algumas pessoas o presente representa um símbolo visual do amor. O fato de saber que você investiu tempo, e às vezes dinheiro para escolher algo especial, pode ser exatamente o que o seu companheiro necessite para se sentir amado. Às vezes mesmo um presente feito em casa, um cartão, ou um presente com valor simbólico pode ser suficiente para tanto.

4 – ATOS DE SERVIÇO

Para muitos, o fato do cônjuge organizar a casa, levar o carro para lavar, colocar o lixo para fora da casa, preparar as refeições que ele/ela gosta, são maneiras de se sentir amado. Existe alguma coisa que o seu cônjuge sempre pede para você fazer e que você não está fazendo? Talvez esteja aí a dica do que ele precisa para se sentir especial.

5 – TOQUE FÍSICO

O toque amoroso pode ser uma ferramenta poderosa num relacionamento. Um abraço longo, uma carícia nos cabelos, um beijo suave são alguns exemplos de atos de amor. Algumas pessoas acham alguns desses toques físicos irritantes, então é importante prestar atenção para saber qual toque físico o seu parceiro aprecia.

O segredo para se viver um relacionamento mais feliz é conhecer e “falar” a linguagem da pessoa que você ama. Na maioria das vezes temos mais de uma linguagem do amor, mas sempre existe aquela, ou aquelas, que são as nossas preferidas.

Observe que a linguagem do amor do seu cônjuge pode ser completamente diferente da sua! Não assuma que ele gosta exatamente das mesmas coisas que você gosta. A observação e a conversa direta são fundamentais para que você descubra o que o faz se sentir amado.

Sem perceber, muitos de nós temos a tendência de fazer pelo outro o que achamos importante para nós, mas isso nem sempre funciona! Se você adora o toque físico, você terá a tendência de ser carinhosa, de abraçar o seu parceiro, fazer cafuné, mas isso pode não ser o que ele deseja.

Se quisermos comunicar o nosso amor de uma maneira eficaz, devemos estar dispostos a aprender e a “falar” a linguagem do amor do nosso cônjuge. Essa á a chave para um amor mais profundo e duradouro!

E não se esqueça: também deixe claro para o seu cônjuge qual é a SUA linguagem do amor, afinal, você também merece se sentir amado(a)!

Vocês podem fazer juntos um teste para descobrirem a linguagem do amor um do outro – veja link abaixo (em Inglês).

Vamos falar a mesma “linguagem do amor” e melhorarmos o nosso relacionamento amoroso?

 

Referências:

As Cinco Linguagens do Amor – Gary Chapman

Descubra a sua linguagem do amor – teste em inglês para adultos, crianças e adolescentes:

http://www.5lovelanguages.com/profile

 

 

4 Comments

  1. Adorei!! Bem apropriado pro dia dos namorados!!

    Reply
    • Que bom que você gostou Fabiola!

      Reply
  2. Adorei a matéria ❤️❤️

    Reply
    • Obrigada Rosana!

      Reply

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *