Como a prática da gratidão pode melhorar a sua vida! por Cris Chiavenato

Como a prática da gratidão pode melhorar a sua vida! por Cris Chiavenato

E mais: 4 dicas simples que você pode implementar ainda hoje!

Quanto tempo do seu dia você pensa no que tem a agradecer, comparado com o que você gasta pensando em seus problemas?

A verdade é que a maioria das pessoas tem muito mais consciência do que está faltando em suas vidas, do que gratidão pelo que está funcionando bem.

Cultivar a gratidão no dia a dia é bem simples e lhe trará inúmeras vantagens.

De acordo com estudos científicos conduzidos por Robert Emmons e outros cientistas renomados, pessoas que praticam a gratidão experimentam uma melhora substancial em sua saúde física, bem-estar psicológico e nos seus relacionamentos.

Veja como isso ocorre:

  • Na parte física – o sistema imunológico fica mais fortalecido, sofrem menos com dores e incômodos físicos,a pressão arterial fica mais controlada, exercitam-se mais e cuidam melhor de sua saúde, dormem melhor e sentem-se mais vibrantes quando acordam.
  • Na parte psicológica – sentem mais emoções positivas, mais prazer em viver, são mais otimistas e felizes.
  • Na parte social – são mais generosas, sentem mais compaixão, perdoam com mais facilidade e sentem-se menos sozinhas.

Quem não quer usufruir de todos esses benefícios?

Além disso, os pesquisadores também constataram que com a prática frequente da gratidão, acumula-se uma espécie de “sistema imunológico psicológico” que pode nos proteger e amparar sempre que passamos por fases difíceis na vida.

Embora existam várias maneiras de se praticar a gratidão, algumas das minhas favoritas são:

1 – Ter um Pote ou Jarra da Gratidão

Tenha um pote transparente na sua casa onde todos da família possam vê-lo facilmente (o meu fica perto da mesa da cozinha). Escreva frequentemente o que você tem a agradecer, coloque os papéis no pote e incentive todos da família a fazerem o mesmo. Aqui em casa nós escrevemos em papéis coloridos – cada um tem uma cor. O pote fica lindo e funciona também como um lembrete visual das muitas bênçãos que temos em nossas vidas. Essa é uma ótima maneira de ensinar a prática da gratidão para as crianças e adolescentes.

Você pode escolher uma data do ano para abrir o pote com toda a família e ler os papeizinhos. Aqui em casa nós fazemos isso no dia de Ação de Graças. Esse é um momento muito especial e já virou uma tradição gostosa para a minha família.

2 – Criar um Diário da Gratidão

Todas as noites, antes de dormir, escreva cinco coisas que você tem para agradecer, ou seja, cinco coisas boas que te aconteceram naquele dia, mesmo que sejam pequenos detalhes.

Minutos antes de dormir é um excelente momento para escrever, pois você irá dormir com a sua mente inundada de pensamentos e sentimentos positivos.

Você pode ser grato, por exemplo, por um elogio que recebeu naquele dia, por um abraço que recebeu de alguém que você ama, por ter tido uma ideia brilhante, por ter recebido ajuda de alguém, por estar vivo, etc.

E se você quiser, você também pode compartilhar seu diário com familiares e com os seus amigos para incentivá-los a fazer o mesmo.

3 – Escreva uma Carta de Gratidão

Outra opção é escrever uma carta de gratidão para uma pessoa em sua vida. Cartas de gratidão podem proporcionar emoções fortes e felicidade de longa duração. Você pode entregar a carta para o destinatário, ou não.

Pense em alguém que ao longo dos últimos anos tenha sido especialmente importante na sua vida e que você nunca expressou a sua gratidão de uma forma profunda. Por exemplo, pode ser seus pais, filhos, alguma outra pessoa da família, amigos, professores, médicos, empregadores, empregados e assim por diante. Também pode ser alguém que você acabou de encontrar e que lhe deu um sorriso, ou lhe disse algo que lhe fez se sentir melhor. Você pode escrever uma carta por semana ou sempre que se sentir inclinado a fazê-lo.

Atenção: Se você for bem emotivo como eu, não se esqueça de ter uma caixa bem grande de lenços de papel à mão!

4- Afirmações de Gratidão ao acordar pela manhã

Todas as manhãs, assim que você abrir os olhos, em vez de deixar a sua mente ser inundada por preocupações e todas as espécies de pensamentos negativos, repita afirmações positivas de gratidão. Aprendi essa técnica com Louise Hay, famosa autora de vários livros de autoajuda. Você pode dizer, por exemplo: Agradeço a Deus por estar vivo, agradeço pela minha cama confortável, quentinha e limpa, agradeço por poder enxergar todas as belezas do mundo, agradeço por ter o que comer, agradeço por ter um teto onde morar, etc.

Como você pode ver, praticar a gratidão de uma maneira consciente e consistente lhe trará muitas vantagens: irá melhorar sua saúde, seu humor, seus relacionamentos e ainda ajudará você a lidar melhor com os problemas que possam surgir no seu dia a dia!

Sugiro que você experimente uma ou algumas das ideias acima por 30 dias seguidos e depois me diga como você se sente.

Praticar ou não a gratidão é uma escolha! Qual é a sua?

 

 

 

 

 

4 Comments

  1. A minha escolha é praticar a gratidão. Me reconheci muito nesse texto. Parabéns Cris!

    Reply
    • Que bom Beth! Excelente escolha!

      Reply
  2. Adoro seus textos Cris.
    Obrigada por compartilhar conosco seu precioso conhecimento.

    Reply
  3. Gratidão sempre

    Reply

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *