21 dez, 2020

Por Gilda Palhares

Como superar o estresse através da resiliência

Um dos tópicos mais abordados pela Psicologia Positiva é a Resiliência. Trata-se de uma característica maravilhosa de se ter, e está relacionada a uma infinidade de resultados positivos e, talvez o mais importante, pode ser melhorada. Ao abordarmos o tema estresse com um olhar na resiliência, podemos dizer que ela é uma resposta positiva ao estresse, conhecida como “defesa madura”, segundo George Vaillant, psiquiatra americano e professor da “Harvard Medical School”. Ele acompanhou um grupo de graduados por 30 anos e notou que, o que distinguia aqueles que tinham vidas bem-sucedidas e felizes era a capacidade de empregar estratégias de enfrentamento transformacionais versus respostas defensivas ao estresse.

Quando transformamos eventos negativos e positivos, preservamos a nossa integridade. A resiliência é uma característica adaptativa positiva que pode ser aprendida.

O psicólogo Ph.D. Rick Hanson, membro sênior do “Greater Good Science Center da UC Berkeley”, em seu livro mais recente “Resilient: How to Grow an Unshakable Core of Calm, Strength, and Happiness” diz que a maior parte do estresse que experimentamos resulta das necessidades não atendidas.

A receita de Hanson para a resiliência baseia-se no pressuposto de que podemos atender às nossas próprias necessidades, não reagindo de forma negativa, pois possuímos os recursos internos necessários para fazer de forma positiva sem depender de outras pessoas.

Para ele três fatores definem nossa capacidade de lidar com o estresse:

  • gerenciar desafios
  • proteger nossa vulnerabilidade
  • aumentar nossos recursos

Assim, a resiliência é um músculo que se desenvolve associado às experiências positivas.

Cultivar recursos postivos é:

  • reconhecer nossas habilidades através da prática da compaixão (em relação a nós mesmos e aos outros),”mindfulness” e apredizado constante
  • promover a coragem, gratidão e confiança
  • regular nossos pensamentos, sentimentos e ações;
  • relacionar-se positivamente com os outros e com o mundo através de da inspiração e generosidade

Ao projetar experiências positivas construímos nosso capital psicológico, aprendemos a ser flexiveis e estabelecemos as bases para nos tornar resilientes.

 Fonte: tradução e adaptação do texto

“Como superar o estresse, o trauma e a adversidade através da resiliência”

do site PositivePsychology.com.