20 dez, 2020

Por Gilda Palhares

Dez coisas que pessoas genuinamente confiantes fazem de maneira diferente

Um estudo recente na Universidade de Melbourne mostrou que pessoas confiantes ganham salários mais altos e são promovidas mais rapidamente do que qualquer outra pessoa.

De fato, pessoas confiantes têm um impacto profundo sobre os outros. No entanto, elas só conseguem porque são focadas e impulsionadas por alguns hábitos citados abaixo:

FALAM COM CONVICÇÃO

Pessoas confiantes falam com convicção porque sabem que é difícil fazer com que os outros escutem se não passarem suas ideias com firmeza.

PROCURAM AS PEQUENAS VITÓRIAS

Pessoas confiantes gostam de se desafiar e competir, mesmo quando seus esforços geram pequenas vitórias. As pequenas vitórias criam no cérebro uma reação química relacionada à recompensas e motivação. Aumenta a confiança e disposição para enfrentar desafios futuros.

 SE EXERCITAM

Um estudo realizado no ”Eastern Ontario Research Institute” descobriu que as pessoas que se exercitaram duas vezes por semana durante dez semanas se sentiram mais competentes social e acadêmicamente. A imagem pessoal e a autoestima encontra-se num patamar mais alto.

NÃO PROCURAM ATENÇÃO

 Pessoas confiantes sabem que ser você mesmo é muito mais eficaz do que tentar provar que você é importante. Quando recebem elogios por algo que realizaram rapidamente mudam o foco para todas as pessoas que trabalharam duro em ajudá-las a chegar lá.

NÃO JULGAM

As pessoas confiantes não julgam os outros porque sabem que todos têm algo a oferecer. Comparar-se com outras pessoas é limitante.

A FELICIDADE VEM DE DENTRO

 A felicidade é um elemento crítico de confiança pois é necessário ser feliz com você mesmo. As pessoas confiantes obtêm seu senso de prazer e satisfação de suas próprias realizações, ao contrário do que os outros pensam de suas realizações.

OUVEM MAIS DO QUE FALAM

As pessoas confiantes ouvem mais do que falam. Sabem que ao ouvir e prestar atenção aos outros é muito mais provável que aprendam e cresçam.

ASSUMEM RISCOS

Quando as pessoas confiantes veem uma oportunidade, elas aceitam. Em vez de se preocupar com o que poderia dar errado, elas se perguntam: “O que está me impedindo?” “Por que não posso fazer isso?” E elas fazem. O medo não as impede porque sabem que, se nunca tentarem, nunca terão sucesso.

NÃO TÊM MEDO DE ESTAREM ERRADAS

 Pessoas confiantes não têm medo de passar por situações onde erram. Aprendem muito com os erros. Sabem do que são capazes e não tratam o erro como um problema.

CELEBRAM OS SUCESSOS DOS OUTROS

As pessoas confiantes concentram-se nas situações externas, o que lhes permite ver todas as coisas maravilhosas que as outras pessoas fazem desta forma compartilhando o sucesso.

 

 

Fonte: Trechos do texto do Dr.Travis Bradberry publicado no ”Association for Talent Development Education Community”.

Traduzido e adaptado por Gilda Palhares.