20 dez, 2020

Por Beth Accurso

Home office: como manter o foco e ser produtivo trabalhando de casa

O esquema de trabalho por home office, necessário atualmente, não é simples de implantar.

De um lado, além dos benefícios frente aos riscos de saúde ao se deslocar, o profissional não precisa sair de casa, evita gastar dinheiro com transporte e alimentação fora de casa e se preocupar com o trânsito.

De outro, pode ser mais fácil procrastinar e perder o foco ao trabalhar sem a “supervisão” dos colegas ou muito perto de objetos de lazer ou descanso.

Nesse contexto, uma coisa é certa: o home office exige disciplina. Em um artigo para a Harvard Business Review, a coach Elizabeth Grace Saunders, que tem mais de uma década de experiência trabalhando de casa, oferece algumas dicas para tornar essa experiência mais agradável e produtiva. Em outro artigo para a mesma publicação, Carolyn O’Hara, escritora e editora, destaca o que é imprescindível para ser eficiente ao fazer home office. Compilamos as melhores dicas de ambas, confira!

Como para manter o foco em trabalho home office

 Dica 1: Estabeleça um horário de trabalho

Não é só porque você pode começar a qualquer hora que deva começar a qualquer hora: isso torna a linha que separa seu tempo pessoal do profissional ainda mais difícil de enxergar.

“Eu me perguntava: se eu estivesse em um escritório, faria essa tarefa durante o dia? Se a resposta fosse não, sabia que precisava fazer essa atividade antes ou depois do horário de trabalho”, escreve Saunders, sugerindo manter o mesmo ritmo de horário que você tinha na empresa.

Importante identificar os obstáculos para sua produtividade e evitá-los durante o tempo de trabalho em casa.

 Dica 2: Estruture seu dia

Quando você chega no escritório, é fácil imitar o que os outros estão fazendo e começar logo a trabalhar. Se seu escritório é sua casa, é útil ter um guia.

“Maximize a eficácia de seu tempo em casa ao estruturá-lo como um dia típico de trabalho”, sugere Saunders. “Definir uma programação não apenas dá estrutura para o dia, mas também ajuda você a se manter motivado”, acrescenta O`Hara.

Isso pode acontecer de diversas maneiras: reservar horários para calls, reuniões, responder e_mails, tarefas ou pensamento criativo. Ter claro aqueles períodos em que você está proibido de se distrair.

Para a escritora O`Hara, leva alguns dias para entender qual é seu melhor ritmo de trabalho em casa. Vale, para ajudar, determinar expectativas realistas do que se quer realizar durante um dia.

Outra dica é fazer uma lista das tarefas do dia – se fizer na noite anterior, melhor ainda – e encaixá-las dentro de certos períodos de tempo. Assim, você garante que não está esquecendo de nada importante.

Dica 3: Faça pausas

Pode ser tentador trabalhar sem parar, principalmente se você estiver tentando provar que é produtivo em casa. Mas é vital fazer intervalos – e até melhor para a produtividade, explica O`Hara – pare para um café na parte da manhã e da tarde, almoce num lugar longe da mesa de trabalho. Você retornará as atividades mais atento. Dê ao seu cérebro a oportunidade de se recuperar brevemente.

Dica 4: Estabeleça limites com os outros

“Quando você trabalha em casa, é fácil deixar a sua vida profissional se confundir com sua vida pessoal”, destaca O`Hara. “Se você estabelece expectativas e se atém a elas – por exemplo, realmente parar de trabalhar às 18h –, as pessoas entendem seus limites ao invés de assumirem que você está disponível”, escreve a coach, por sua vez.

Além disso, não é só porque você está de home office que está de folga ou disponível para conversar, e seus amigos e familiares precisam saber disso. Ter um espaço específico para trabalhar de casa, como escritório ou quarto em que é possível fechar a porta, também ajuda nessa divisão.

Em outro ponto, como a visibilidade pode ser um fator importante para crescer na carreira, faça um “check-in” sempre que possível com colegas e superiores. Diga às pessoas o que você está fazendo, o que cumpriu no dia, não desapareça, etc.

Para lembrar!

A escritora O`Hara resume o principal a se ter em mente (e praticar) durante o período de home office.

Faça:

  • Um cronograma de trabalho, informe-o e cumpra-o
  • Concentre-se no que você realizou no final de cada dia para se manter motivado
  • Crie um espaço de trabalho dedicado e informe sua família que você não está disponível durante o horário de trabalho

Não faça:

  •  Tente trabalhar o dia todo sem intervalos regulares – sua produtividade e motivação sofrerão
  • Isole-se – faça o possível para conectar-se com os outros
  • Negligencie o check-in regularmente com colegas e chefes – é importante dar visibilidade sobre si, mesmo fora do escritório

Fonte: Conteúdos publicadaos na Harvard Business Review