Coluna da Isabel

Isabel Clara é estrategista em Imagem Profissional e Branding Pessoal, atua no gerenciamento de marcas pessoais direcionadas a profissionais liberais, profissionais corporativos de diversos níveis, empresários e empreendedores que queiram projetar uma imagem autêntica e de credibilidade e que promovam visibilidade e resultados para suas carreiras e seus negócios.

Por meio de palestras, treinamentos in company ou atendimentos individuais, seu trabalho entende a demanda do cliente (pessoa física ou empresas) e, baseado em seus valores e objetivos, incentiva, ressignifica e desenvolve atributos para aprimorar a imagem a ser projetada no mercado.

Formada em comunicação, moda, com MBA em marketing, pós-graduação em comunicação e cultura de moda, especializou-se em gestão de imagem pessoal e profissional, branding, personal branding e tantos outros que tangenciam seu universo de atuação e convergem com seu grande propósito: promover relações pessoais e profissionais de valor e significado.

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A primeira impressão de marca pessoal

Marca pessoal é aquilo que você deixa como sensação nas pessoas com as quais interage. Baseia-se na sua proposta de valor, ou seja, na percepção daquilo que te torna única, a partir de três mensagens que você transmite: quem é você, o que você faz e como você cria valor para seu público. Desta forma, se marca pessoal tem tudo a ver com a percepção dos outros sobre você, é preciso estabelecer durante seu contato seus melhores atributos e características, fundamentais para gerar confiança e conexão e assim, favorecer relações pessoais ou profissionais. Neste sentido, as primeiras impressões que deixamos podem ser cruciais para essas futuras relações. Por mais que em alguns casos elas possam ser equivocadas, o fato é que pesquisas sobre estas impressões trabalham com uma margem de acerto entre 64% e 74%, o que quer dizer que 2/3 das nossas avaliações estão corretas. Então me diz: se podemos impactar alguém em nosso primeiro contato (nem sempre presencial depois do advento das redes sociais), porque não tomarmos as rédeas dessa situação e tentar mostrar o melhor de nós logo de cara? Pra isso, deixo aqui algumas dicas para te ajudar. Faça um checklist. Não há nada pior que nos concentrarmos na impressão positiva que devemos causar em um lugar e ser pego desprevenido com algo que saiu errado mas que poderíamos ter evitado com um simples checagem. Portanto, antes de adentrar em uma reunião, evento social ou happy hour de trabalho dê uma olhada geral no cabelo, nos dentes, na roupa, sapatos, maquiagem e objetos que carrega. Tá tudo certo? Então vá! Crie conexão e não impressão!...

Marca pessoal precisa de networking.

O conceito de networking ainda sofre com uma sombra do passado. Apesar da evolução da concepção de carreira e sucesso nos negócios, e consequentemente da importância que tem as interações que compõem esses círculos, muitas pessoas ainda entendem o networking como um meio para se conseguir algo. Até pode ser, mas o princípio está mais ligado hoje a contribuição e ao retorno que vem a longo prazo.. Mas fundamentalmente ao propósito de construir uma rede de boas energias que um dia trabalharão em seu favor. Estabeleça uma comunidade para sua marca pessoal Ninguém faz nada sozinho. Aliás, como diz Tom Jobim, “é impossível ser feliz sozinho”. E isso não tem exagero nenhum se pensarmos que marca pessoal precisa de boa reputação e que esta é feita por meio da imagem que seus públicos têm de você. Neste sentido, estabelecer uma conexão com sentido e valor pode fazer toda a diferença para ser memorável e relevante no seu mercado de atuação e fazer dessas interações um suporte para alcançar seus objetivos. Portanto, seja claro na sua mensagem principal, isto é, o que você faz e pra quem você faz, e comece a pensar estrategicamente em como as pessoas a sua volta podem contribuir para alavancar sua marca pessoal, seja apresentando a pessoas que possam ensinar você, ser um parceiro de negócios, um fornecedor, um cliente ou mesmo um ‘advogado de sua marca’, promovendo e defendendo você sempre que possível. Uma comunidade para seu branding pessoal está na família, no círculo de amigos, nos colegas de profissão, professores e referências do seu mercado. Seja disponível e interessado Para construir um networking...

Reputação: sua marca pessoal está a um clique.

Reputação, diferentemente de imagem, é algo que é construída dia após dia.  Trata-se do resultado mais consistente e sólido da percepção que você gera entre todos os seus públicos, em todas as suas interações. Neste sentido, tudo que representa você vai contribuir: seu comportamento, a forma como você lida com as pessoas ou com uma situação, sua aparência e sua forma de comunicar. Com o advento da internet e posteriormente das redes sociais, a busca pela boa reputação alcança outro nível e por isso, tudo o que você fizer pela rede também vai pesar lá na frente. Vamos a alguns cuidados especiais. O que você transmite por meio de suas fotos de perfil? Em muitos casos, o primeiro contato que você tem com seu público (de novo: pessoal ou profissional) é por meio de sua foto de perfil nas redes sociais. Ela será responsável pela impressão que as pessoas terão de você e, por isso mesmo, precisa convencer de imediato, transmitir credibilidade, ser agradável aos olhos de quem vê. Escolha uma foto nítida, que represente seu lifestyle (sem exageros!) e esteja de acordo com seus objetivos. Evite poses ou elementos que confundam a conexão entre você e seu publico e de preferência use a mesma foto em todos os perfis. Ela dá unidade à sua imagem e facilita seu reconhecimento. Presença digital: onde você está? A internet é um mar de infinitas possibilidades para quem a usa como ferramenta na gestão de sua marca e essa é uma das razões pelas quais você precisa observar os melhores canais digitais para estar presente. Um bom começo para guiar sua decisão...