21 dez, 2020

Por Beth Accurso

Liderança transformadora: uma ‘metamorfose ambulante’, que impacta equipes e encanta clientes

Um início de manhã contagiante e motivador. Assim foi a edição de 16/10  do Café com Soluções, iniciativa do Senac Soluções Corporativas, que trouxe como tema “O ciclo: liderança transformadora gera equipes engajadas que encantam o cliente”. Mas como? Segundo a docente da Faculdade Senac, Nereida Prudêncio Vianna, o desafio está em sentir-se confortável na zona de desconforto, e fazer isso de forma permanente.

  • O que você faz de diferente na sua vida?
  • E como inova junto aos colegas de trabalho?
  • Você compartilha suas histórias com a equipe para juntos criarem soluções inventivas em busca do encantamento?

Pois, conforme Nereida, “cada dia é um novo momento de transformamos nossa vida em algo melhor, que proporcione momentos extraordinários para si, seus colegas e clientes. Isso é liderança transformadora.”

A palestrante lembrou de autores e compositores que ilustram bem sua fala. Ao trazer o tema da importância de mudar hábitos padronizados, lembrou Raul Seixas e a sua “metamorfose ambulante”. “Em 26 anos de mercado, autorizo-me a trabalhar assim, tornando a minha vida experimental”, disse ela. Para explicar o conceito de liderança transformadora, revelou características importantes desse líder: enxergar possibilidades nas pessoas, dedicar atenção individualizada, ser intelectualmente estimulante a partir do estímulo ao compartilhamento de conhecimentos, revitalizar, oxigenar, repensar, assumir o papel de educador. “Essa missão transformadora do líder é diária”, ressaltou.

Na etapa seguinte, está a equipe, comprometida, coerente e como senso sistêmico, que impacta de forma extraordinária o todo. “Cada um, de forma individual, se manifesta para o encontro do todo. Devemos pensar em uma perspectiva única, na qual cada membro do grupo ache oportunidades de estar ali. E aí vem o líder transformador, que deve ajudar a pessoa a entender se ela está no lugar certo”, explicou Nereida. E então o ciclo encerra no cliente. “O cliente é o sentido de estarmos aqui. Devem ser ouvidos, entendidos, estudados e encantados”, enfatizou a docente, apresentando o conceito da pirâmide invertida e a importância da avaliação permanente sobre a expectativa do cliente versus o desempenho da equipe. “Assim fechamos o ciclo. Líderes transformadores geram equipes engajadas que encantam clientes. Temos que ver a vida como um grande desafio e entender onde mora essa inquietude em cada pessoa”, finalizou ela.

 

Fonte: http://fecomercio-rs.org.br/2020/10/16/lideranca-transformadora-uma-metamorfose-ambulante-que-impacta-equipes-e-encanta-clientes/