17 dez, 2020

Por Angela Vega

Longevidade – um conceito, uma realidade, muitas decisões

As estatísticas confirmam que estamos vivendo mais… Basta olhar em volta, e perceberemos que a longevidade é uma realidade. E o que faremos com ela? Podemos imaginar que a nossa vida já está encaminhada. Será? O que faremos com os anos adicionais de vida? Como nos sustentaremos? Qual o impacto para os mais jovens?

Dois professores da renomada escola de negócios London Business School, Lynda Gratton e Andrew Scott, acabam de lançar o livro “The 100-Year Life – Living and Working in an Age of Longevity” (A Vida Centenária – Viver e Trabalhar na Era da Longevidade), ainda sem tradução para o português.

No webinar de lançamento, os autores trouxeram algumas ideias que gostaria de compartilhar com vocês. Com a longevidade, caminhamos para o rompimento da imagem de uma vida com três estágios bem definidos: educação, trabalho e aposentadoria. Estudamos como uma preparação para o “mercado de trabalho” e trabalhamos para nos aposentar algum dia. Esse modelo está em extinção. Já se deu conta?

Pois é… A educação precisa estender-se e permear toda a vida, transformando-se de educação receptiva em autoeducação, no desenvolvimento de habilidades e agregação de conhecimentos. Existem várias formas de educação possíveis (incluindo gratuitas). Considero as viagens como um meio de aprendizado e de autoconhecimento. As leituras, também.

Para lidar com a “vida centenária”, os autores criaram 3 blocos de ativos intangíveis que precisamos cultivar, desde cedo, em nossa vida: Produtividade, Vitalidade e Transformação.

O ativo Produtividade engloba o conhecimento (técnico e habilidades), os pares e a reputação. No ativo Vitalidade, encontram-se a saúde, o viver balanceado e os relacionamentos regenerativos (que nos energizam). Dentro do ativo Transformação, estão o autoconhecimento e as redes.

Para reforçar o cultivo desses ativos intangíveis, um dos pontos de partida é o desenvolvimento de hábitos. Como aprendemos? Como podemos melhorar nossos hábitos relacionados ao aprendizado? Como cuidamos de nossa saúde, de forma global? Que hábitos podem nos levar a viver de forma balanceada?

O conceito de trabalho também se transforma, com a possibilidade de exercermos diferentes atividades ao longo da vida. Hoje já se observam jovens que transitam entre empregos, empreendedorismo e momentos sabáticos. Podemos ver a transição do que chamamos de trabalho para uma conexão com o propósito de vida.

Pesquise em sua vida, lembrando o que aconteceu aos 18 anos e meio, aos 37 anos e aos 55 e 10 meses. Segundo os estudos de Biografia Humana, nestas idades acontece o nodo lunar (quando o sol e a lua estão na mesma posição de nosso nascimento), e podem ocorrer fatos que nos conectam à nossa missão, vocação e profissão. Aos 18 anos e meio, podemos ter um vislumbre do nosso propósito, da nossa missão na vida. Aos 37 anos, recebemos um questionamento de nossa vocação (estamos na profissão correta?). E, aos 55 anos e 10 meses, surge a visão de uma nova missão, para a fase seguinte a partir dos 63 anos.

Da mesma forma, a aposentadoria, como sonhavam nossos avós, não está garantida e a expectativa de uma pensão seja do governo ou de uma empresa privada está cada vez mais distante. Precisaremos financiar nossos anos a mais de vida…

E, novamente voltamos aos hábitos… Quais são as mudanças que precisamos fazer em nossos hábitos de consumo, de poupança e de investimento? De dinheiro e de tempo!

Dentre tantas incertezas, uma certeza se estabelece: se quisermos viver com qualidade a nossa longevidade, precisamos começar a investir já!

Referências:
http://www.100yearlife.com/resources/