17 dez, 2020

Por Angela Vega

Novo ano, novas experiências

Mais uma vez, um ano começa. Recebemos 365 dias fresquinhos para vivermos. O mês de janeiro de traz em si aquele momento especial em que sentimos o desejo de mudanças. E de fazer promessas… Nos sentimos impulsionados a pensar em mudanças nas várias dimensões da nossa vida (pessoal, profissional, financeira, espiritual etc.). Começar uma atividade física, melhorar a alimentação, cuidar das finanças, cuidar dos relacionamentos, estão entre elas.

Encontro, pelo menos, duas possibilidades. Uma delas é deixar o tempo e a rotina levarem o desejo de mudanças embora e voltar a repetir nesse novo ano, o que já vínhamos fazendo. E, será quase certo que repetiremos os resultados que já alcançamos. E se queremos obter coisas diferentes? Mesmo sabendo que o autor da frase “Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes” não é Einstein, esta frase nos faz colocar o pé no chão da realidade, saindo (ou caindo) do mundo dos sonhos…

Uma outra possibilidade é aproveitar esse impulso e essa inquietação que janeiro nos traz.

Como podemos nos conectar com nossos impulsos de mudança e identificar, escolher metas para o novo ano?

Convido você a experimentar uma prática diferente para criar esta conexão: fazer o exercício do journaling. A tradução da palavra nos remete à antiga prática de escrever diários.

Journaling, no sentido proposto por Otto Scharmer, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos EUA, é escrever (usando a mão mesmo, não digitando) em um caderno sobre um tema escolhido, responder determinadas perguntas ou simplesmente deixar fluir suas ideias. Neste ato, estaremos colocando em ação forças que unem o pensar, o sentir e o querer. Existe uma inteligência que surge quando integramos a cabeça, o coração e as mãos.

Como sugestão, deixo algumas questões que podem contribuir para planejar os seus projetos para o Ano Novo.Tenho usado variações destas questões desde 2009 e elas têm me ajudado muito na minha jornada pessoal. Basta ler a questão e escrever o que vir à cabeça, sem julgar. Feliz Ano Novo!!! Sucessos!!!

Questões para Journaling:

1. Olhe para você mesmo(a), de fora, como se fosse outra pessoa: quais são os 3 ou 4 principais desafios ou tarefas que a sua vida atualmente te apresenta?

2. Escreva 3 ou 4 fatos importantes sobre você mesma(o). Quais são as realizações importantes que você alcançou ou as competências que você desenvolveu em sua vida (exemplo: criar filhos, terminar sua educação, ser um bom ouvinte etc.)?

3. Quais são as 3 ou 4 aspirações, áreas de interesse, ou talentos não desenvolvidos em que você gostaria de colocar foco na sua jornada futura? (exemplos: escrever contos ou poemas; começar um movimento social; levar seu trabalho atual a um outro nível etc.)

4. O que mais te causa frustração no seu trabalho atual ou na vida pessoal?

5. Quais são as suas fontes vitais de energia? O que você ama?

6. O que está te segurando? Descreva 2 ou 3 situações recentes (no trabalho ou na vida pessoal) em que você percebeu que algo evitou que você explorasse em maior profundidade a situação que você estava vivendo?

7. Ao longo dos últimos dias e semanas, onde você experimentou uma “rachadura”, uma “brecha”? Quais aspectos novos do seu Eu você notou? Quais questões e temas estão surgindo para você agora?

8. Quem faz parte da sua comunidade? Quais são as suas maiores aspirações relacionadas à sua jornada coletiva futura?

9. Observe-se de cima (como se estivesse em um helicóptero). O que você está fazendo? O que você está tentando fazer nesse estágio da sua jornada pessoal e profissional?

10. Imagine que você pode adiantar o filme da sua vida para os momentos finais, quando estiver à beira da morte. Agora, em retrospectiva, olhe para a jornada da sua vida como um todo. O que você gostaria de ver nesse momento? Quais pegadas você quer deixar no planeta? Como gostaria de ser lembrada(o) pelas pessoas que viverão depois de você?

11. Desse local no futuro, olhe de volta para o seu momento atual como se fosse uma outra pessoa. Agora tente ajudar aquela outra pessoa do ponto-de-vista do seu Eu do futuro. Que conselho lhe daria? Sinta e perceba qual é o conselho; e escreva!

12. Agora, volte ao presente e cristalize o que você quer criar: sua visão e intenção para os próximos 3 – 5 anos. Qual visão e intenção você possui para você mesmo(a) e para seu trabalho? Quais são alguns dos elementos centrais essenciais do futuro que você quer criar em sua vida pessoal, professional e social? Descreva, da forma mais concreta possível, as imagens e os elementos que surgirem para você.

13. O que você precisa liberar para transformar a sua visão em realidade? O que é o antigo do qual você precisa se livrar? Qual é a velha pele (comportamentos, processos de pensamento etc.) que você precisa trocar?

14. Na sua vida atual ou contexto, o que fornecerá as sementes para o futuro que você quer criar? Onde você vê o seu futuro germinando?

15. Nos próximos 3 meses, se você fosse experimentar um microcosmo do futuro no qual você poderia descobrir “o novo” ao fazer algo, como esse experimento seria?

16. Quem pode te ajudar a tornar realidade suas possibilidades mais promissoras de futuro? Quais são as 3 – 5 pessoas que podem ser seus principais parceiros e colaboradores?

17. Se você fosse iniciar já o projeto de transformar a sua intenção em realidade, quais seriam os seus primeiros passos nos próximos 3 a 4 dias?

Referência:
Otto Scharmer – Liderar a Partir do Futuro Que Emerge – Alta Books