20 dez, 2020

Por Gilda Palhares

Refletindo sobre o Trabalho em Equipe

Trabalhar sob pressão com colegas que pensam, sentem e vêem as coisas de maneira diferente pode ser estressante e produzir ansiedade. Se a situação persistir, aqueles que trabalham nestas condições provavelmente formarão crenças negativas que podem afastar as pessoas em vez de uní-las.

Os tópicos abordados abaixo auxiliarão na construção de bons relacionamentos no ambiente de trabalho. Dessa forma, nos momentos em que houver divergência de pontos de vista, o foco estará na tarefa e não nos indivíduos envolvidos.

ESPÍRITO COLABORATIVO

 Ter um espírito colaborativo significa acreditar que mais coisas podem ser realizadas trabalhando em conjunto do que individualmente . É necessário perceber que não se pode fazer tudo sozinho, daí a importância de aceitar a colaboração de outras pessoas para melhor desenvolvimento das tarefas. Todos trazemos um conjunto de habilidades e experiências distintas, que quando combinadas geram potencial para alcançar o objetivo em equipe.

RESPEITO MÚTUO

 Respeito mútuo significa aceitar e valorizar o que os outros trazem para as relações interpessoais. À primeira vista, o que alguém contribui pode não parecer tão importante em relação a sua contribuição. O que os outros oferecem, no entanto, é uma expectativa de como a tarefa pode ser realizada – algo que você não poderia saber a menos que você os convidasse a compartilhar o conhecimento deles.

Em todas as relações interpessoais existem múltiplas expectativas que precisam ser totalmente exploradas antes que qualquer ação seja tomada. O objetivo então é focar nos diferentes pontos de vista e não persuadir os outros a mudarem de ideia. Afinal de contas, você não pode mudar o que os outros pensam a menos que você primeiro entenda e aceite a base dos pensamentos dos outros. Uma abertura mútua das expectativas individuais é uma oportunidade para esclarecer a posição de cada um, desta forma é possivel compreender o que cada pessoa espera quando o trabalho efetivamente começa.

COMUNICAÇÃO PRODUTIVA

 A comunicação produtiva ocorre quando as expetactivas e intenções dos envolvidos são entendidas. Gestos de mão, tom de voz e postura corporal podem sinalizar que você não gosta de alguém ou está insatisfeito com alguma coisa. Até o silêncio transmite uma mensagem. O desafio é comunicar-se de uma forma em que as suas intenções são transmitidas sem deixar dúvidas quanto ao que você espera dos outros. Cetifique-se em relação ao o que você diz para não deixar dúvidas. Esclareça quanto vezes for necessário.

Construir relacionamentos baseados em confiança leva você a personalizar a tarefa e a objetivá-la. Lembrando, não é sobre você; é sobre o seu trabalho e como você executa as tarefas. A coisa mais importante é aprender como trabalhar em colaboração com os outros.

 

Fonte: Trechos do texto, do autor Tom Jones, publicado no ”Association for Talent Development Education Community”. Traduzido e adaptado por Gilda Palhares.