03 mar, 2021

Por Márcia Cardoso

Lifelong Learning: você sabe o que é?

Não há nada de novo aqui. Há quase quatro décadas se ouve que a educação vai além de instituições de ensino, idade e nível social. O termo lifelong learning, ou seja, o aprendizado ao longo da vida surgiu para eliminar as diferenças entre a educação formal e a educação permanente.

Diariamente descobrimos coisas novas, independente de estarmos ou não numa sala de aula. Todos temos a capacidade de aprender, não importa a idade, nível profissional ou método de ensino. O próprio instinto de sobrevivência exige a busca pelo crescimento e melhoria contínua em seus contextos mais diversos, ou seja, varia de pessoa para pessoa.

O volume das informações hoje é imenso e isso se reflete na velocidade das mudanças. De acordo com Alvin Toffler: “o analfabeto do século XXI não é aquele que não sabe ler e escrever, e sim aquele que não consegue aprender, desaprender para então reaprender”. Desta forma, se torna essencial investir de forma proativa e contínua no desenvolvimento pessoal e profissional em suas mais diversas experiências de aprendizagem.

O aprendizado não acaba. Mesmo depois de todos os estudos formais (básico, superior, especialização) é importante ter uma postura aberta ao conhecimento para acompanhar o ritmo das intensas mudanças do mercado. A jornada de evolução não pode ter fim. Quem não deixa de aprender consegue manter a qualidade de vida e também do trabalho ao longo dos anos.

Assim, convido você a se comprometer com o desenvolvimento de suas competências, buscando conhecimentos atuais e inovadores de forma a gerar em si mesmo a habilidade de antecipar, acompanhar e corresponder às transformações do mundo, do mercado e da sociedade.

Quer saber como?

Aguarde os próximos artigos!