25 maio, 2021

Por Gilberto Ururahy

Sequelas pós-Covid e check-up médico

Check up é considerado essencial antes e depois de contrair a doença

Em recente encontro na MedRio Check-up, a pneumologista Margareth Dalcolmo foi categórica ao afirmar que as sequelas da Covid-19 vão muito além dos danos pulmonares. Por ser uma doença sistêmica, é capaz de comprometer todos os órgãos humanos, com grande potencial de sequelas neurológicas, vasculares, pisquiátricas e cardiológicas. “Hoje a reabilitacao pós-Covid é quase uma especialidade médica”, afirmou à época.

Os números endossam o que diz a doutora Dalcolmo. Pesquisa recente realizada pelo Instituto do Coração (InCor), de São Paulo, com pacientes que se recuperaram de Covid-19 apontou que 80% dos participantes do levantamento tiveram sequelas cognitivas, como dificuldade de concentração ou atenção, perda de memória e diminuição da coordenação motora.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Leicester, no Reino Unido, chegou à conclusões semelhantes. Segundo os ingleses, sete em cada dez pacientes hospitalizados por Covid-19 não se recuperam totalmente, ainda depois de cinco meses de alta. Ainda de acordo com a pesquisa, 1 em cada 5 pessoas que sobreviveram à Covid desenvolveram uma nova deficiência. Os inaptos para trabalhar ou que tiveram que mudar de emprego devido ao seu novo estado de saúde chegam a 20%.

A maioria dos pacientes recuperados apresentou uma média de nove sintomas da doença, mesmo após o período de infecção. Na prática, isso significa que pacientes apresentam fraqueza nos membros, sensação de falta de ar, lapsos de memória, dor muscular, cansaço extremo, insônia e inchaço nas articulações.

Isso ocorre porque a Covid-19 é uma doença que causa processos inflamatórios em diversos órgãos. Ainda depois de o vírus deixar o organismo, o paciente pode apresentar sequelas no coração, no pulmão e no cérebro por meses, incluindo entre pessoas que tiveram a forma branda da doença. Estudos continuam em busca de tratamentos medicamentosos, e uma das linhas são os antinflamatorios biológicos, porém no pós-Covid o que vale é a reabilitação física funcional, como a pulmonar e cardiológica e inclusive psíquica, tendo em vista os danos que ela causa à saúde mental dos pacientes.

Enquanto isso, médicos de diversas especialidades recomendam a realização de check-up aos pacientes. Os exames são aliados importantes na prevenção de doenças que levam às comorbidades, notórios agravantes dos quadros de Covid. Aos pacientes recuperados da doença, incluindo os que tiveram sintomas leves ou que ainda não identificaram sequelas, a avaliação também é altamente recomendada para melhor acompanhamento. Procure ajuda especializada, porque saúde é prevenção!