28 out, 2021

Por Angela Vega

Autoconhecimento para mudar – Fase Preparação

“O segredo da mudança é concentrar toda a sua energia, não na luta contra o velho, mas na construção do novo.” (Sócrates)

Em minha carreira e em minha prática como coach e aconselhadora biográfica já me deparei com situações em que as mudanças eram desejadas ou necessárias. Percebi que as maiores dúvidas eram definir por onde começar e qual caminho seguir.

Usando diferentes abordagens, com base em minha experiência e diversos estudos nos temas de autoconhecimento, desenvolvimento humano e mudanças, estruturei uma jornada de transformação em 5 fases que poderão levar até a mudança desejada. São elas: 1. Fase Preparação; 2. Fase Mergulho; 3. Fase Respiração; 4. Fase Criação e 5. Fase Novo Começo.

A Fase Preparação, como o nome já diz, está relacionada ao momento prévio de nos colocarmos em movimento na direção da mudança. Quando vamos viajar, precisamos fazer alguns preparativos e é disso que se trata essa fase. Fazer mudanças depende de nossa energia e de nossa disposição, e algumas atitudes podem ser importantes, por exemplo, manter um estado de abertura (mente aberta, coração aberto e vontade aberta) e exercitar a autocompaixão (suspendendo os autojulgamentos).

Além disso, para ter a energia necessária para a mudança, podemos trazer energia (por exemplo com um diário de gratidão, práticas de mindfulness ou meditação) ou eliminar drenos de energia.

O que são “drenos de energia”? São pendências que ficam em nossa mente, ocupando espaço e absorvendo energia. Quando você lembra de algo que precisa fazer, resolver em sua casa ou local de trabalho, essa lembrança drena a energia disponível para outros pensamentos. E como resolver ou fechar os drenos? Como sugestão, você pode começar listando todas as coisas que te incomodam (precisando de conserto, a serem descartadas, fora de lugar etc.). Lembrou de algo, coloque na lista. Em seguida, prepare um plano de ação (com prazos definidos) para, ao longo do tempo, ir cuidando de cada situação identificada. Não se iluda de que tudo será resolvido rapidamente, o que não quer dizer que você precise aguardar terminar a lista para iniciar a próxima fase. Podem ocorrer simultaneamente.

Ainda na Fase Preparação, precisamos expressar a mudança desejada sob a forma de uma pergunta. A autora Nancy Klein, criadora da metodologia Thinking Environment, afirma que o nosso cérebro pensa melhor na presença de perguntas e para começar a exploração, recomendo fazer um mindmap (mapa mental).

Você pode encontrar na internet várias referências sobre como fazer mapas mentais. De forma simplificada, coloque no centro de uma folha de papel em branco, uma palavra ou imagem que represente a mudança desejada. Depois, adicione ao redor da palavra (ou imagem) inicial, outras palavras e imagens relacionadas. Para terminar, trace linhas conectando as palavras ou imagens. Você pode usar lápis ou canetas coloridas para fazer o mapa mental. Com a visão do desenho do mapa mental, faça uma lista das perguntas que surgem, escolhendo uma ou duas que mais representam a mudança que você deseja.

Chegando até aqui, você está preparado para a etapa seguinte, Fase Mergulho, na qual você vai buscar seus potenciais, identificando pedras preciosas e pérolas, e que será explorada no próximo post. Até lá!