09 nov, 2021

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar: Duna

As várias críticas positivas do filme “Duna” e também a minha admiração pelos trabalhos do diretor Denis Villeneuve me levaram ao cinema com uma expectativa alta. Então, só posso dizer que a experiência foi incrível. O longa é de uma estética deslumbrante e um elenco esplêndido.

O filme é uma adaptação do livro homônimo do escritor americano Frank Herbert, considerada umas das obras de ficção científica mais lida de todos os tempos.

Qual é o tema?

Trata-se de um conflito político, entre dois líderes de impérios distintos, sobre a posse definitiva do lugar chamado Duna. O local é fonte de uma “especiaria” utilizada para combustível e também para prolongar a vida das pessoas.

Tópicos como religião, sustentabilidade, poder e lucro são apresentados pela visão dos líderes e a finalidade de cada um. Assim, para falar de propósito e liderança trouxe uma entrevista realizada em 2016 com 195 líderes de mais de 30 organizações mundiais. A pesquisa identificou 5 competências a serem priorizadas pelas lideranças. São elas:

Ter altos padrões éticos para proporcionar um ambiente seguro 
Um líder com altos padrões éticos transmite compromisso com a justiça, inspirando confiança. Da mesma forma, quando os líderes comunicam com clareza suas expectativas, eles evitam ruídos e garantem que todos entendam o propósito da organização. Num ambiente seguro, os colaboradores podem relaxar, desenvolver um  envolvimento social saudável, inovar e criar.

Capacitar os indivíduos a se auto-organizarem
Estabelecer uma direção clara e, ao mesmo tempo, permitir que a equipe organize seu próprio tempo e trabalho foi identificado como uma das  competências de liderança mais importante. Nenhum líder pode fazer tudo sozinho. Portanto, é fundamental distribuir o poder por toda a organização e contar com a tomada de decisões daqueles que estão mais próximos da ação.

Promover conexões e pertencimento entre os funcionários
Líderes que se comunicam com frequência e abertamente constroem uma base sólida para a conexão. Somos seres sociais, queremos nos conectar e ter um sentimento de pertencimento. De uma perspectiva evolutiva, o apego é importante porque aumenta nossas possibilidades de sobrevivência em um mundo cheio de predadores. A pesquisa sugere que um senso de conexão também pode afetar a produtividade e o bem-estar emocional.

Estar aberto a novas ideias promovendo espaço para apredizagem
O que “flexibilidade para mudar uma opinião”, “estar aberto a novas ideias e abordagens” e “fornecer segurança” possuem em comum? Todos incentivam o aprendizado entre os funcionários. Os líderes devem primeiro garantir que estão abertos para aprender ou mudar o curso. Segundo, precisam deixar claro que todas as sugestões serão consideradas. Uma maior diversidade de ideias surgirá.

Comprometer-se com o crescimento profissional e intelectual dos colaboradores
Quando os líderes demonstram compromisso com o crescimento de seus liderados, estes são motivados a retribuir e a expressar,gratidão e lealdade.

Embora muitas dessas competências pareçam óbvias, eventualmente, são difíceis para os líderes dominá-las. Isso porque nem sempre estamos preparados para abrir mão do controle ou admitir pequenas falhas. Daí a importância de melhorar efetivamente essas competências por parte dos líderes.

Deixo a seguinte pergunta:

Se a entrevista fosse realizada hoje, após quase dois anos de Covid e também da adaptação imposta às organizações, estas 5 competências seriam citadas?

Até a próxima!

Fonte: Filme Duna (2021) e revista Harvard Business Review “The Most Important Leadership Competencies, According to Leaders Around the World,” pesquisa da Dr.Sunnie Giles (2016).