22 dez, 2021

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – Retrospectiva 2021

Chegamos à tradicional retrospectiva dessa sessão, onde o cinema é o maravilhoso instrumento utilizado como troca de ideias voltadas para o ambiente de trabalho e também para o bem-estar.

Iniciamos 2021 com o filme Um Inverno em Nova York onde abordamos os estudos da psicologia positiva relacionada à virtude HUMANIDADE, cujas  forças de caráter são a bondade, a inteligência social e o amor.

Em fevereiro, o longa O Céu da Meia Noite trouxe a AUTODISCIPLINA com foco no livro  ”Líder, Um Especialista no Impossível”, de Leonardo Farah, capitão do corpo de bombeiros (MG) que atua na busca e salvamento da corporação.

No terceiro mês do ano, tivemos três sessões. Começamos com Relatos do Mundo relacionando este com os estudos do Dr. Stephen Trzeciak, sobre a COMPAIXÃO,  uma resposta emocional à dor ou ao sofrimento de outra pessoa, envolvendo um desejo autêntico de ajudar.

Em seguida, marcamos o Dia Internacional da Mulher, com os seguintes clássicos: Alexandria; Marie Curie: The Courage of Knowledge; A Montanhas dos Gorilas; Temple Grandin; Nise: O Coração da Loucura e Estrelas Além do Tempo.

E finalizamos março com A Assistente, onde abordamos a questão do ASSÉDIO MORAL.

Abril foi a vez de A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata,  que nos convidou a explorar as diversas formas de AMOR por meio da prática da tolerância, gentileza, bondade, empatia, e compaixão na beleza dos encontros e das coisas simples. Tivemos a oportunidade de lembrar da obra do psicanalista Erich Fromm: A Arte de Amar.

No mês seguinte, tivemos o Oscar 2021 com suas indicações:  Nomanland; O Som do Silêncio; Judas e o Messias Negro; Bela Vingança; Meu Pai; Minari; Mank; Druk Mais uma Rodada; Professor Polvo; Soul; e Se Algo Acontecer…Te amo. Abordamos temas como liderança, propósito, comprometimento com algo maior, bravura, persistência, ousadia, justiça, lealdade e amizade. Também diversidade cultural, autoeficácia, otimismo e resiliência. Refletimos sobre as rotinas tóxicas, deixar de apreciar a vida, escolhas inadequadas e a amizade.

Junho foi a vez do documentário Peter Tatchell: do Ódio ao Amor, em celebração ao Pride Month (mês do orgulho LGBTQIA+). Durante 90 minutos percorremos mais de 50 anos da militância desse ativista em prol aos direitos dos LGBTQIA+, oprimidos por ditadores e fanáticos.

Nesse mesmo mês falamos também sobre a excelente série Mare of Easttown. Analisamos a  estrutura  do conceito BANI, de  Jamais Cascio uma forma de melhor enquadrar e responder ao estado atual do mundo”.

O mês dos pais foi celebrado com Paternidade, baseado no livro “Dois Beijos para Maddy: uma história real de amor e perda”. Em agosto também falamos do ganhador do Oscar de melhor filme  estrangeiro Druk – Mais uma Rodada relacionando este com a matéria “Quando o tédio se torna um problema. A falta de comprometimento, desanimo e baixa autoestima podem ser sintomas da Síndrome do Boreout” (Você RH).

Faltando três meses para terminar o ano, chegamos com 37 Segundos, onde apresentamos a teoria da Dra. Lucy Hone com três estratégias para desenvolver a capacidade de desafiar as adversidades, superar lutas e encarar o que quer que aconteça.

Outubro trouxe a oportunidade de falar sobre a direção e atuação de Clint Eastwood em seu filme, aos 93 anos: Cry Macho: O Caminho da Redenção. Este, junto com as  ideias do livro “Arte como Terapia” de Botton e Armstrong mostram que, a arte tem qualidades terapêuticas capazes de oferecer soluções fascinantes para as angústias do dia a dia, se tornando então um instrumento eficaz para ter uma vida mais plena e feliz.

Fechamos o ano com Duna, expondo o tema LIDERANÇA e identificando as principais competências que os líderes devem priorizar.

Espero que essa sessão tenha estimulado reflexões e a busca por novas experiências.

Excelente Natal e um Ano Novo com muita saúde.

Nos vemos em 2022!