09 mar, 2022
Por Angela Vega
Repensando a Comunicação: Thinking Environment (TE)
Começando na infância, a atenção está voltada para a fala. Qual será a primeira palavra? A seguir, nos anos escolares (educação formal), o foco continua no falar. Aprendemos a ler e fazemos apresentações, recitamos, cantamos. Como afirma o mestre Rubem Alves, no belíssimo texto “Escutatória”, existem cursos de oratória, mas não nos é ensinado como escutar. Assumimos que é algo natural. Podemos fazer uma distinção entre ouvir e escutar. O ouvir, por meio da audição, desde que estejamos aptos (sem deficiências), seria natural. Escutar pressupõe que existe uma intenção.
Nossas experiências em família, na educação formal e na sociedade moldam nossa capacidade de escutar. Depois de adultos, a responsabilidade pelo desenvolvimento é de cada um e a comunicação é uma das habilidades que certamente trará um diferencial à sua vida e à sua carreira. E a comunicação envolve falar e escutar.
Quero compartilhar uma nova forma de abordar a questão da comunicação, o Thinking Environment (se traduzido, seria Ambiente para Pensar), que vem me acompanhando desde novembro de 2014, quando participei do primeiro workshop realizado no Brasil.
Nancy Kline, criadora do Thinking Environment, traz alguns conceitos interessantes que podem mudar o paradigma de como a comunicação é pensada. Sua abordagem baseia-se em observações feitas em sua atuação profissional e em experiências familiares.
Quando falamos em pensamento, estamos nos referindo ao pensamento expresso em palavras. Antes disso, os pensamentos existem como impulsos elétricos no cérebro e só podem criar realidade quando são expressos. Nosso pensamento vem em ondas, que precisam ser completadas (início, meio e fim) para que possamos alcançar o nível máximo de nossas ideias. Você já teve a experiência de estar contando uma história ou falando sobre um determinado tema e alguém interromper? E, quando voltou a falar, não se lembrava sobre o que estava falando? Diz-se que a interrupção é percebida pelo cérebro como um tapa na cara, um reset, e por isso a desorientação no retorno. Pensando dessa forma, pode imaginar quantos tapas já deu e recebeu ao longo da sua vida?
Em seu livro mais recente, “The Promise That Changes Everything: I Won’t Interrupt You” (A promessa que muda tudo: eu não vou interromper você, sem tradução para o português), Nancy Kline faz um balanço desde os primórdios do TE em 1984, e reafirma a importância da não interrupção.
Vivenciar o TE nos dá a oportunidade de sermos pensadores independentes, exercitando ao máximo nossos potenciais de geração de ideias e de criatividade. Um dos pressupostos do TE afirma que: ser interrompido não é bom; ter sorte e não ser interrompido, é melhor; mas saber que não será interrompido, permite que você pense por si mesmo.
Outro pressuposto diz que não importa se sabemos o que alguém está prestes a dizer antes de ter concluído a frase; o que importa é o que acontece com a pessoa por ela dizer isso. Vivi algumas experiências dessas com minha treinadora no TE, Trisha Lord. Nossa comunicação acontecia em inglês e, mesmo que eu demorasse a encontrar (e dizer) a palavra adequada, ela nunca completava minhas frases, aguardava pacientemente. Na vida agitada que se impõe, podemos acreditar que estamos economizando tempo com essa prática, mas não! Estamos impedindo que o outro atinja seu máximo potencial de pensamento. Da próxima vez que escutar alguém, ofereça tempo e paciência para que a outra pessoa possa evoluir em sua autonomia de pensamento. Seja no presencial ou no virtual.
Para que possamos criar o TE são necessários 10 componentes: atenção, igualdade, tranquilidade, apreciação, sentimentos, encorajamento, informação, diferença, perguntas incisivas e lugar.
Nos próximos artigos, serão apresentados os componentes e as formas como podemos exercitá-los.
Referências:
. Rubem Alves. O amor que acende a lua. 8ª edição. Ed: Papirus.
. Nancy Kline. The Promise That Changes Everything: I Won’t Interrupt You. 2020
. https://www.amazon.com.br/Promise-That-Changes-Everything-Interrupt/dp/0241423511
. Imagem de Luminas Art por Pixabay