13 jun, 2022

Por Gilda Palhares

Como se Tornar um Melhor Ouvinte

Ouvir com atenção plena é uma qualidade subestimada. O seu potencial de liderança está diretamente relacionado ao quão bem e com que frequência você usa esta qualidade. Bons ouvintes tendem a ter um melhor desempenho no trabalho e a relatar um nível mais alto de bem-estar, bem como relacionamentos mais significativos e gratificantes. Tendemos a confiar mais neste tipo de pessoa, devido a sua curiosidade, empatia e inteligência emocional.

Vivemos em um mundo onde as pessoas são frequentemente recompensadas por se autopromoverem, serem o centro das atenções e falarem o máximo que puderem, mesmo quando elas não têm nada a dizer.

Então, como pode se tornar um melhor ouvinte? A fórmula mais simples é:
1. Não abra a boca para falar
2. Ouça
3. Repita

No entanto, isso é mais fácil dizer do que fazer. Décadas de pesquisa científica sugere que, se quisermos nos tornar melhores ouvintes, devemos prestar atenção aos quatro facilitadores abaixo:

FOCO
Existem razões simples pelas quais a maioria das pessoas tem dificuldade em ouvir, mesmo quando tem a intenção de fazê-lo. Distrações, estresse, preocupações e multitarefas interferem na escuta de alta qualidade. Ao contrário da crença popular, tarefas que exigem atenção ativa não podem ser feitas simultaneamente. Se você realmente pretende ouvir, precisa se concentrar.

EMPATIA
A grande maioria das pessoas é capaz de demonstrar empatia, a capacidade de ver as coisas pela perspectiva de outra pessoa – mas nem sempre fazemos isso. Fazer um esforço para nos colocar no lugar de outra pessoa melhorará significativamente nossas habilidades de escuta. De fato, se realmente queremos criar um mundo mais diversificado e inclusivo utilizando essa habilidade, não podemos apenas confiar em nossa empatia mas também devemos exercer bondade e compaixão.

AUTOCONTROLE
Interrupções impulsivas são uma grande ameaça à escuta. A menos que você possa controlar suas emoções, sejam positivas ou negativas, você irá interromper a fala do outro sem deixar que a pessoa exponha seu ponto de vista. Esperar que a outra pessoa termine é um exercício simples para manter seus sentimentos e pensamentos sob controle. Mesmo que você ache que está certo ou não gosta do que está ouvindo, é muito mais provável que você consiga argumentar melhor se esperar até que a outra pessoa termine. E se você realmente não se importa com o que a outra pessoa está dizendo, então não desperdice suas energias interrompendo-a.

INCLUSÃO
Mesmo que você tenha conseguido utilizar os três tópicos acima descritos,  ainda é importante demonstrar para o outro que você realmente estava ouvindo. Portanto, quando for a sua vez de falar, certifique-se de incluir a perspectiva da outra pessoa, fazer referência ao que a ela disse ou argumentou. Em suma, inclua a outra pessoa na sua história,  desta forma  ela  também saberá  ouvir você.

Por fim, vale lembrar que ouvir não difere de qualquer outra habilidade. Algumas pessoas têm mais potencial que outras, mas no final, todos precisamos praticar para melhorar. Obter feedback de outras pessoas que nos observam durante ligações, reuniões, discussões é essencial para melhorar esta habilidade subestimada.

 

Fonte
. Texto adaptado e traduzido: https://www.fastcompany.com/90749446/how-to-become-a-better-listener-according-to-science
. Imagem: internet