18 jul, 2022

Por Angela Vega

Os Dez Componentes do TE: Informação

Nesta série de artigos estamos apresentando os 10 Componentes do Thinking Environment (TE) e já abordamos os seguintes:

Atenção (“escutar sem interrupção e com interesse em saber para onde a pessoa seguirá em seu pensamento”);
Igualdade (“considerar o outro como parceiro de pensamento, dando tempo igual para pensar”);
Tranquilidade (“descartar a urgência interna”);
Sentimentos (“acolher a liberação de emoção”);
Apreciação (“perceber o que é bom e dizê-lo”); e
Encorajamento (“dar coragem para a pessoa ir até o limite inexplorado do pensamento, ao cessar a competição como pensadores”).

Por que falar desses componentes e do TE?

Porque a comunicação faz parte de nossa vida. A todo momento estamos nos relacionando e se melhorarmos essa dimensão vamos aumentar nossa qualidade de vida e a possibilidade de atingirmos nossos objetivos

Em um contexto empresarial (uma reunião ou uma tomada de decisão) é importante que as informações sejam compartilhadas e que os participantes tenham acesso a elas. Parece fácil, mas nem sempre acontece dessa forma. Às vezes, há um desbalanceamento. O paradigma antigo de que “quem detém a informação, detém o poder” ainda está presente no modelo mental de muitas pessoas. O mundo atual e seus desafios pedem outra abordagem e o TE pode dar uma contribuição. Para que possamos pensar melhor e encontrar respostas criativas e adequadas, as informações precisam ser compartilhadas.

Na metodologia TE, o componente Informação é definido como “assimilar os fatos (dados, contexto social e negação)”. E o que podemos entender dessa definição? Para começar, precisamos conhecer os fatos. Além disso, compreender os fatos significa também conhecer o contexto social relacionado a eles. Lembra da expressão “fora de contexto”? Se analisamos um fato sem conhecer o contexto podemos ser levados/as a equívocos. Por último, é necessário lidar com a negação da realidade, evitando “fazer de conta” que algo não existe. Descobrir as limitações e bloqueios que criamos para evitar encarar os fatos, mesmo sendo doloroso, pode ser libertador!

Nas suas interações, lembre-se de compartilhar os fatos que podem ser importantes para que a conversa flua e o relacionamento floresça!

Referências
. https://www.timetothink.com
. Nancy Kline. The Promise That Changes Everything: I Won’t Interrupt You. 2020.
. https://www.amazon.com.br/Promise-That-Changes-Everything-Interrupt/dp/0241423511
. Imagem: Gerd Altmann por Pixabay