11 ago, 2022

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Quando este filme entrou em cartaz, não havia lido nada a respeito e o título não me parecia convidativo. Decidi então procurar algumas críticas. Fui surpreendida com ótimas avaliações.

A história ocorre num ritmo frenético onde a protagonista, Evelyn Wang, dona de uma lavanderia, de problemas com a receita federal e uma vida que não gosta, é inesperadamente projetada em um multiuniverso, onde explora vidas que gostaria de ter tido e com isto começa questionar a sua realidade.

Buscar por atividades prazerosas e eliminar as que não gostamos, seja na área profissional ou social, é o objetivo das maiorias das pessoas. Lembrou-me a matéria de capa da revista Harvard Business Review de junho/22: Designing Work That People Love. Autoria de Marcus Buckigham, cujos estudos têm como focos desenvolver os pontos fortes das pessoas e potencializar o desempenho individual procurando a sua verdadeira vocação.

O Instituto de Pesquisa ADPRI, onde o Buckingham é diretor, realizou recentemente uma pesquisa mundial com aproximadamente 50.000 pessoas que atuam no mercado de trabalho.

O trabalho apontou que o maior fator de retenção de colaboradores não é o salário ou clima de trabalho nem a missão da organização. Esses pontos até são relevantes, porém menos significativos que às seguintes perguntas:

. Tenho satisfação e ânimo com o trabalho que realizei durante a semana?
. Tive a oportunidade de usar as minhas forças pessoais?
. Me possibilitam desenvolver o que sei fazer melhor?

De acordo com Buckingham, com base em décadas de experiência na área organizacional, seria necessário redesenhar o trabalho com foco num conceito poderoso que é  amar o trabalho pelo trabalho. Ou seja, criar um ambiente onde todos possam encontrar amor no que fazem significa incorporar três princípios nos negócios:

1. Foco nos colaboradores.  É essencial olhar primeiro para colaboradores pois são eles que vão encantar os clientes e os acionistas.
2. Cada pessoa é única. Com seus interesses e habilidades distintas.
3. É na confiança que se cresce. Para que os colaboradores sintam amor pelo trabalho, líderes precisam, explicitamente, mostrar a confiança na prática e também na política da organização.

O artigo explora detalhadamente os três princípios acima mencionados e conclui que as organizações, ao redesenhar o trabalho com foco no amor se comprometem genuinamente com os colaboradores, tornando então um lugar atrativo para se trabalhar e reter talentos.  

Voltando ao filme, Evelyn, ao vivenciar as múltiplas possibilidades em outros universos descobre que é na vida real através do amor que reside o verdadeiro sentido da vida.

Fontes:
. Filme Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo (2022)
. Harvard Business Review “Designing Work That People Love” Marcus Buckingham, edição 06/2022