16 dez, 2020

Por Regina Martelli

Bermudas, uma polêmica a(en)calorada

O nome da pessoa que um dia teve a ideia de cortar as pernas das calças para aliviar o calor e acabou fazendo estilo, ninguém sabe exatamente. Mas a origem do nome é certo que veio das ilhas Bermudas, hoje território britânico, que por sua vez teve o nome tirado do seu descobridor, o espanhol  Juan Bermúdez.

Lá, diz a lenda fashion, como as mulheres eram proibidas de mostrar as pernas, elas começaram a usar uns shorts grandes, que logo foram adotados pelos homens locais. Os ingleses também adoraram a ideia e, como toda boa criação, a bermuda espalhou-se pelo mundo.

Aqui no Brasil, nesse verão 2015 escaldante, essa confortável e prática peça de roupa virou polêmica profissional, quase dúvida existencial: usar ou não usar?

Em algumas prefeituras e empresas o uso já foi liberado, mas eu não ouvi falar de nenhuma orientação de estilo. Vai depender só do bom senso dos funcionários? Hum… Considerando que a bermuda tem diferentes correntes, corre o risco dos sem noção chegarem para trabalhar vestidos de skatistas.

As moças têm a alternativa de trabalhar de vestidos e saias, portanto essa é uma questão que diz respeito mais aos rapazes. Vamos lá:

1)    Não usar bermuda cargo, aquela cheia de bolsos, você não é um explorador.

2)    Nada de estampas florais ou cores cítricas. O escritório não é praia. Fica liberado, no máximo, um xadrez ou listrado discretíssimos.

3)    A dupla bermuda e camiseta deixa o visual desleixado.

4)    O modelo mais indicado é o tipo alfaiataria. Esse, aliás, chega até a ser elegante.

5)    Camisas de tecido ou de malha na linha pólo são as mais indicadas.

6)    Esqueça chinelo, sandálias ou o tênis da academia. O sapatênis e o mocassim estão liberados.

7)    Apesar das bermudas mais justas e até acima do joelho estarem na moda, o comprimento mais adequado para o trabalho é na altura do joelho.