17 dez, 2020

Por Isabel Clara

A primeira impressão de marca pessoal

Marca pessoal é aquilo que você deixa como sensação nas pessoas com as quais interage. Baseia-se na sua proposta de valor, ou seja, na percepção daquilo que te torna única, a partir de três mensagens que você transmite: quem é você, o que você faz e como você cria valor para seu público.

Desta forma, se marca pessoal tem tudo a ver com a percepção dos outros sobre você, é preciso estabelecer durante seu contato seus melhores atributos e características, fundamentais para gerar confiança e conexão e assim, favorecer relações pessoais ou profissionais.

Neste sentido, as primeiras impressões que deixamos podem ser cruciais para essas futuras relações. Por mais que em alguns casos elas possam ser equivocadas, o fato é que pesquisas sobre estas impressões trabalham com uma margem de acerto entre 64% e 74%, o que quer dizer que 2/3 das nossas avaliações estão corretas.

Então me diz: se podemos impactar alguém em nosso primeiro contato (nem sempre presencial depois do advento das redes sociais), porque não tomarmos as rédeas dessa situação e tentar mostrar o melhor de nós logo de cara? Pra isso, deixo aqui algumas dicas para te ajudar.

Faça um checklist.

Não há nada pior que nos concentrarmos na impressão positiva que devemos causar em um lugar e ser pego desprevenido com algo que saiu errado mas que poderíamos ter evitado com um simples checagem. Portanto, antes de adentrar em uma reunião, evento social ou happy hour de trabalho dê uma olhada geral no cabelo, nos dentes, na roupa, sapatos, maquiagem e objetos que carrega. Tá tudo certo? Então vá!

Crie conexão e não impressão!

É muito comum exagerarmos no controle da primeira impressão que queremos causar e deixarmos de lado o mais importante: o momento. Sejam em eventos sociais ou profissionais, jamais concentre-se em si a ponto de esquecer das pessoas que estão a sua volta e da importância que uma verdadeira conexão representa para os relacionamentos. Esteja presente, ouça seu interlocutor, tenha interesse genuíno.

Seja você mesmo.

Autenticidade é o maior trunfo para uma boa primeira impressão. É claro que precisamos ajustar nossa linguagem verbal e não-verbal ao contexto que se apresenta para nós, mas se pensarmos muito estrategicamente, isso torna-se perceptível para os outros, causando desconfiança e até piada. Portanto acalme-se, respire e aceite sua vulnerabilidade, caso algo não saia como esperado, mas jamais encarne um personagem que não será sustentado posteriormente.

 Respeite o espaço alheio

Todo mundo quer ser agradável, mas isso não dá o direito a ninguém de ser inconveniente em qualquer ambiente, social ou profissional. Não simule uma intimidade que você não tem com as pessoas desejando ser aceito em um grupo ou evento. Seja simpático, mas reconheça seu lugar. “Leia” o ambiente para se adequar e entender a hora de apresentar-se, iniciar uma conversa ou simplesmente recuar.

Boa impressão do início ao fim

O objetivo da primeira impressão é iniciar um processo onde confiança e credibilidade possam ser as bases para um relacionamento pessoal e profissional, mas este é somente o primeiro passo. Dar continuidade a primeira impressão é fundamental para consolidar uma parceria. Analise se há espaço para um e-mail, mensagem ou telefonema para agradecer o primeiro contato e faça isso nas 24 horas seguintes. Gentileza é bom e todo mundo gosta.

 

Um beijo e brand-se já!