17 dez, 2020

Por Denise Barcelos

Curiosidades e benefícios da água como nutriente ligado à longevidade!

A água é sabidamente conhecida como um dos principais constituintes do nosso corpo, representando quase 70% e considerado principal nutriente, sendo fundamental para todas as funções fisiológicas, desde funções vitais como regular temperatura corporal até lubrificação de articulações, olhos e ouvidos.

As principais fontes naturais de água são: potável (principal), água existente nos alimentos e a água derivada das reações de oxidação dos nutrientes.

O livre acesso à água potável previne desidratações, que podem se manifestar apenas, por sensação de pele seca e sem elasticidade. A ingestão diária insuficiente, são prejudiciais à saúde levando à quadros de doenças renais, pois aumenta risco de formação de cristais ou pedras, devido ao aumento de concentração da urina.

Atualmente fala-se muito à respeito dos benefícios da água alcalina, com sua ação antioxidante, de controle de hormônios e até mesmo prevenção de câncer. Quando nascemos, somos alcalinos e à medida que envelhecemos o pH sanguíneo vai se tornando ácido, por isto alimentação alcalina e ingestão de água com pH mais alcalina traz benefícios ligados à longevidade. Em países mais desenvolvidos, como Japão, a água potável tem pH em torno de 8,0, o que talvez explique a boa saúde e vida longa dessa população. Apesar do nosso corpo ter mecanismos que regulem o pH interno, uso de água com pH baixo, induz o organismo a oxidação e este stress oxidativo leva a reações químicas que “enferrujam” o corpo, acelerando envelhecimento.

Então nem toda água é totalmente benéfica. A água tratada nas grandes cidades, por exemplo, tem muito cloro e flúor, tornando-se muito ácida, segura do ponto de vista bacteriológica, mas quimicamente prejudicial. É importante que o consumo seja sempre de água mineral pura, com pH mais semelhante ao pH do nosso sangue para que possa ser sempre benéfica pra saúde !