17 dez, 2020
Por Isabel Clara
Marca pessoal precisa de networking.
O conceito de networking ainda sofre com uma sombra do passado. Apesar da evolução da concepção de carreira e sucesso nos negócios, e consequentemente da importância que tem as interações que compõem esses círculos, muitas pessoas ainda entendem o networking como um meio para se conseguir algo. Até pode ser, mas o princípio está mais ligado hoje a contribuição e ao retorno que vem a longo prazo.. Mas fundamentalmente ao propósito de construir uma rede de boas energias que um dia trabalharão em seu favor.
Estabeleça uma comunidade para sua marca pessoal
Ninguém faz nada sozinho. Aliás, como diz Tom Jobim, “é impossível ser feliz sozinho”. E isso não tem exagero nenhum se pensarmos que marca pessoal precisa de boa reputação e que esta é feita por meio da imagem que seus públicos têm de você.
Neste sentido, estabelecer uma conexão com sentido e valor pode fazer toda a diferença para ser memorável e relevante no seu mercado de atuação e fazer dessas interações um suporte para alcançar seus objetivos.
Portanto, seja claro na sua mensagem principal, isto é, o que você faz e pra quem você faz, e comece a pensar estrategicamente em como as pessoas a sua volta podem contribuir para alavancar sua marca pessoal, seja apresentando a pessoas que possam ensinar você, ser um parceiro de negócios, um fornecedor, um cliente ou mesmo um ‘advogado de sua marca’, promovendo e defendendo você sempre que possível.
Uma comunidade para seu branding pessoal está na família, no círculo de amigos, nos colegas de profissão, professores e referências do seu mercado.
Seja disponível e interessado
Para construir um networking saudável e uma comunidade favorável a sua marca pessoal, é preciso nutrir com carinho seus contatos. Não existe nada pior que alguém que só ativa sua rede em momentos de necessidade e, talvez você não perceba, mas esses sofrem tremenda repúdia e facilmente caem no esquecimento, o que é fatal para seu branding. Portanto atente-se a pequenos comportamentos que podem fazer grande diferença:
Frequente eventos: pode ser que você não goste tanto, mas eleja um periodicamente para ser visto e trocar boas ideias. No final é sempre bom, acredite!
Associe-se a grupos da profissão: estar entre colegas do segmento é uma ótima forma de conhecer pontos de vista sobre o mesmo tema e até conseguir novos parceiros. Esses grupos podem ser encontrados na rede ou mesmo em associações.
Mantenha-se presente: procure manter aquecidos antigos e novos contatos. Aproveite a facilidade da tecnologia e redes sociais e estabeleça uma rotina para cumprimentar, curtir, comentar posts, bem como saber notícias.
Compartilhe bons conteúdos: um dos gatilhos mentais mais apreciados é o da reciprocidade. Aqueles que reconhecem sua dedicação e sua generosidade tendem a criar um vinculo emocional mais consistente você. Ao mesmo tempo, sabemos que o compartilhamento de conteúdo de valor constrói uma imagem relevante. Isto é, divida com sua rede pesquisas e artigos que julgar úteis, evidencie o trabalho de um colega se achar útil a sua comunidade. Ajude para ser sempre ajudado.
O princípio do networking mudou e precisamos estar abertos ao grande paradigma que um dia ele representou. Novos cenários exigem mudanças dos indivíduos para melhor adaptação e retribuição do meio e reconhecer que você precisa estar disponível para seus contatos é o maior feito para esses novos tempos. No mais, acredite no poder da reação e conspiração positiva. Fazendo seu networking com amor, quando estiver precisando de apoio, de uma indicação, de uma ajudinha, o universo estará do seu lado.
Um beijo e brand-se já!