18 dez, 2020

Por Denise Barcelos

A importância da alimentação para a Pele! por Denise Barcelos

Se a natureza já nos fornece vários alimentos para uma pele boa, o homem conseguiu desenvolver diversos produtos industrializados que ajudam nessa batalha. Hoje o mercado de suplementos e alimentos com substâncias benéficas para a pele tem crescido em grande escala.

Esses são chamados de Nutracêuticos. “O termo Nutracêutico vem da junção de “nutriente” + “farmacêuticos”, pois os nutrientes têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças”, afirma a nutricionista.

Alguns exemplos de suplementos que apresentam ação importante para a saúde da nossa pele são colágeno, ômega-3, óleo de borragem e prímula, coenzima q10, ácido alfa lipoico, ácido hialurônico, o silício orgânico, entre outros.

Se por um lado, alguns alimentos podem se tornar “parceiros” na busca por uma pele linda e saudável, por outro, existem os vilões, que devem ser evitados. Os carboidratos refinados (pães, massas, refrigerantes, açúcar, doces) são desses, por todo o efeito inflamatório e oxidante que causam ao nosso organismo. Além disso, esses alimentos participam do processo de glicação, um processo que une uma molécula de glicose com uma de proteína, como colágeno e elastina – as mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme, só que essa união quebra as proteínas, promovendo a formação de rugas, além de acarretar a perda de elasticidade e tonicidade da pele.

Vale lembrar que alguns alimentos também podem afetar os níveis hormonais e dessa forma impactar na pele. Um exemplo comum é o aparecimento de acne, que está diretamente ligado, na maioria das vezes, a picos de insulina. Esses picos são causados pela ingestão de carboidratos refinados.

Outro hormônio importante é o cortisol. O consumo de alimentos inflamatórios, como os refrigerantes, tende a aumentar o cortisol, um hormônio que, quando em excesso, está ligado à retenção de líquidos, celulite, acúmulo de gordura abdominal e até mesmo acne.

Também não devemos esquecer os fatores de risco, que tendem a desencadear problemas na pele. Vale ressaltar que o tempo não é o único responsável pelas rugas e envelhecimento.

“Levar uma vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos, evitar sol em excesso, bebida e cigarro refletem diretamente nesse processo”.

Como esta a sua vida? Saudável?