18 dez, 2020

Por Denise Barcelos

Lactobacilos em creme?

Os benefícios à saúde associados a lactobacilos, já eram conhecidos pelas culturas antigas, há quem diga que Cleópatra banhava-se no leite para tornar sua pele macia e lisa.

O primeiro registro conhecido do leite fermentado para tratamento foi utilizado para gastroenterite e assim o primeiro uso dos que conhecemos hoje como probiótico, hoje tão difundido com numerosos estudos dos seus benefícios para tratamentos da acne, dermatite atópica, dermatite seborreica e doenças como candidíase vaginal e mucosite oral, agora mostra-se promissor como antienvelhecimento, mas com uso tópico, em CREME!

Novas evidências demonstram os efeitos benéficos dos probióticos sobre a pele e cada vez mais crescem nos congressos de dermatologia e na literatura médica

Seus efeitos a nível molecular e em ensaios clínicos humanos demonstram o seu papel em retardar as manifestações da pele tanto no envelhecimento extrínseco quanto o intrínseco.

Novos estudos demonstram que os probióticos podem restaurar o pH ácido da pele, aliviar o stress oxidativo, atenuando assim o fotoenvelhecimento e melhorando a qualidade da pele e de quebra dos cabelos também.

Algumas marcas começaram a despertar e estudar estes benefícios, aqui no Brasil o uso tópico, por enquanto, está restrito a produtos manipulados.

Vale à pena incluir na sua rotina este cuidado, tanto por via oral ou como uso tópico.

Consulte seu Dermatologista!